Porto de Imbituba tenta controlar incêndio durante simulado de emergência

Fotos: SCPar Porto de Imbituba

Durante a simulação, os brigadistas da SCPar e CRB foram acionados e controlaram um princípio de incêndio no painel de comando da correia transportadora de granéis, prestando apoio no resgate às vítimas que se encontravam na área de acesso à correia. Já o Corpo de Bombeiros ficou responsável pelo encaminhamento das vítimas ao pronto-socorro com o auxílio da ambulância. Toda a ação foi registrada e catalogada e será analisada pela Autoridade Portuária nos próximos dias para identificar os acertos e fatores a serem corrigidos no procedimento.

“Sabendo que a preparação é a chave para o adequado atendimento a uma emergência, esses procedimentos que simulam uma situação real servem para avaliar a eficiência dos planos de emergência do porto, bem como treinar as equipes e promover a integração entre as empresas e órgãos envolvidos no evento”, destaca a coordenadora da Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba, Juliana Moraes. Segundo Juliana, novos exercícios simulados ainda serão realizados, com diferentes cenários e outras empresas envolvidas, sempre com o objetivo de manter as brigadas que atuam no Porto de Imbituba treinadas e aptas a atender situações de emergência.

O que é a NR-29

A NR-29 regulamenta a segurança e saúde no trabalho portuário. Este é o segundo exercício prático diretamente relacionado à NR-29 que foi realizado pela SCPar Porto este ano. Em abril, uma situação de incêndio, atendimento a vítimas e evacuação dos prédios da administração portuária foi o cenário experimentado.

O que é o PAM

O Plano de Ajuda Mútua tem por objetivo preparar as empresas que atuam diretamente no porto (operadores, arrendatários e OGMO – Órgão Gestor Mão de Obra de Imbituba) para trabalharem de forma conjunta no atendimento a emergências nas instalações portuárias. A Brigada de Emergência da SCPar Porto de Imbituba foi habilitada em 2016 e é formada por 19 colaboradores de diversos setores da empresa.

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