DF abre 113 salas no Dia D da campanha de vacinação


Espaços funcionam neste sábado (16) exclusivamente para a ação. Intenção do governo é, prioritariamente, atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes de até 15 anos

Neste sábado (16), até as 17h, 113 salas de aplicação estarão em funcionamento para o Dia D da campanha de atualização da caderneta de vacinação.

Acompanhando da avó Lúcia, Diogo Gomes da Silva atualizou o cartão de vacinas no Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto.

Acompanhando da avó Lúcia, Diogo Gomes da Silva atualizou o cartão de vacinas no Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

A campanha teve início no dia 11 e segue até 22 de setembro.

Ela visa orientar sobre a importância de manter a imunização em dia e tem como público-alvo toda a população, com foco em pessoas de até 15 anos.

Nos dias de semana, a ação conta com 106 salas de vacina em todo o DF.

“Já vacinamos, até quinta-feira (14), 11 mil crianças, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado. Esperamos aumentar a nossa cobertura ao final do período”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que compareceu ao Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto, onde ocorreu a abertura oficial da ação.

Fonseca reforçou o pedido para que as pessoas de até 15 anos sejam levadas aos postos com a caderneta de vacinação. “Algumas vacinas mudaram o esquema este ano, então, realmente é preciso ir para verificar se a imunização está em dia”, completou.

Foi o que fez a copeira Lúcia Ferreira da Silva, de 59 anos. Nas primeiras horas do Dia D ela esteve no Centro de Saúde nº 15 da Vila Planalto acompanhada de três netos. Após a análise das cadernetas, dois deles precisaram tomar algumas doses.

“Já vacinei os filhos, agora estou vacinando meus netos”, disse Lúcia, ao remeter ao passado e reforçar a importância da prevenção. Atenta, permaneceu ao lado dos garotos enquanto as doses eram aplicadas.

Já vacinamos, até quinta-feira (14), 11 mil crianças, o que representa um aumento de 15% em relação ao ano passado. Esperamos aumentar a nossa cobertura ao final do períodoHumberto Fonseca, secretário de Saúde

Também avó, Zarineusa Feitosa, de 51 anos, levou o neto Enzo Gabriel Miranda, de 3 anos, ao mesmo posto para tomar a vacina da febre amarela. “A vacinação é importantíssima”, frisou a dona de casa.

As doses disponíveis para crianças até 6 anos são:

  • BCG
  • Hepatite B
  • VIP
  • VOPb
  • Rotavírus humano
  • Pneumocócica 10 valente
  • Meningocócica C conjugada
  • Febre amarela
  • Tríplice viral
  • Tetra viral ou tríplice viral mais varicela (atenuada)
  • DTP
  • Hepatite A
  • Varicela

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos são: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

Para o Dia D, há 1.719 profissionais envolvidos, entre enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e motoristas. As salas ficarão abertas até as 17 horas, ininterruptamente, exclusivamente para a ação.

Campanha de Vacinação – Dia D

16 de setembro (sábado)

Até as 17 horas

Em 113 salas de vacina espalhadas em todo o DF

Seja o primeiro a comentar on "DF abre 113 salas no Dia D da campanha de vacinação"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*