Governo prepara programação para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

Meta é prestar 300 atendimentos às pessoas com deficiência e reabilitados do INSS - Foto: Ascom/Sete

São atendimentos nas áreas da saúde, educação, cidadania, vagas de emprego e outros serviços, exclusivo, para este público.

O Governo do Estado do Amapá, em parceria com instituições públicas e privadas, realiza uma programação especial voltada à Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS. O Dia D será 29 de setembro, das 8h às 13h, nas dependências do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Avenida Henrique Galúcio, bairro Santa Rita. Serão promovidos atendimentos nas áreas da saúde, educação, cidadania, orientação profissional, vagas de emprego ofertadas por empesas parcerias, entre outros serviços.

O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e tem como slogan local: “Não existe deficiência que impeça a inclusão”. A meta é prestar 300 atendimentos.

Na área da saúde, serão oferecidas sessões de massoterapia, aferição de pressão arterial, acupuntura auricular, reiki, quiropraxia, profixalia e exame clínico bucal, vacinação, serviços de promoção à saúde, testagem rápida e orientação nutricional, além do sorteio de exames de audiometria ocupacional.

O espaço da cidadania terá emissão de laudo e orientação ao trabalhador, orientação e inscrição para próteses, palestra aos trabalhadores, emissão de Título de Eleitor, emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, 2ª via do CPF e cartão do SUS, palestras e orientação previdenciárias, vagas para cursos profissionalizantes e demonstração de alunos com deficiência e emissão da Carteira de Trabalho.

Na área da educação, o público-alvo do Dia Nacional da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS participará de apresentação da brinquedoteca e materiais didáticos, dança e banda formada por alunos portadores de deficiência, entre outras ações.

“Em um único ambiente, as pessoas com deficiência, reabilitados do INSS e seus familiares terão acesso a cerca de 30 tipos serviços. É um momento não só de inclusão, interação e orientação, mas também de oportunidades. O governo do Estado fechou parcerias com instituições nas esferas federal, estadual, municipal e iniciativa privada para proporcionar este momento”, comentou Luciana Araújo, secretária do Trabalho e Empreendedorismo.

O Dia D ocorre no dia 29, simultaneamente em todo o País. A finalidade geral é fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, possibilitar a proximidade entre trabalhador com deficiência e as empresas, bem como ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal do trabalho.

Em nível nacional, o evento é organizado pelo governo federal, através do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Sine, além do Ministério Público do Trabalho (MPT) e Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Em nível local é coordenado pela Sete, através do Sine, e conta com a parceria do SIAC Superfácil, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amapá (Cerest-AP), Centro de Reabilitação do Estado do Amapá (Creap), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria, Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá, Apoena, Microlins, Escola Fonte Clínica, Associação dos Deficientes do Amapá, Conselho dos Deficientes do Amapá, Sistema Nacional de Emprego, Supermercado Fortaleza, Mineradora Beadell, Água Mineral Amazonas, Andina, Pró-Saúde, deputados Vinícius e Luciana Gurgel.

Seja o primeiro a comentar on "Governo prepara programação para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*