Casan chega à etapa final de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Araquari

Foto: Gerência de Construção/Casan

No caso do SES Araquarii Centro, 90% dos trabalhos já foram executados. O investimento de R$ 6,5 milhões foi viabilizado pelo PAC2 do Governo Federal, com contrapartida da Casan. O sistema de coleta e tratamento vai atender 2.433 habitantes, com 603 ligações domiciliares.

Foram assentados 4.524 metros de rede de coleta de esgotos, além de um emissário terrestre com mil metros de extensão. Compõem o sistema ainda duas estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgotos compacta com vazão para 12 litros por segundo. As obras iniciaram em março do ano passado e a previsão é que sejam concluídas ainda em outubro.

Também na localidade de Itinga, as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário estão avançadas, com previsão de conclusão até dezembro. Lá serão beneficiados 5.611 moradores em 1.345 ligações domiciliares. A rede de coleta tem 15.990 metros de extensão e um emissário terrestre com 4.763 metros.

Serão nove estações elevatórias que levarão o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgotos compacta com vazão para 30 litros por segundo. Também com recursos do PAC2 e contrapartida, a Casan está investindo R$ 13.213.286,00 no Itinga.

Com os dois projetos, 34% da população (aproximadamente oito mil moradores) de Araquari terão coleta e tratamento de esgoto. Atualmente a única rede pública de coleta de esgoto que opera no município atende 400 residências. “Com os investimentos em coleta e tratamento de esgoto, a população terá melhorias em sua qualidade de vida, teremos avanços na área ambiental, valorização dos imóveis e redução nos problemas de saúde”, destaca o engenheiro Fábio Krieger, gerente de Construção da Casan.

Ranking de saneamento

Araquari é uma das 30 cidades onde atualmente a Casan desenvolve obras de esgotamento sanitário. A meta é elevar a cobertura de coleta e tratamento, levando Santa Catarina, que atualmente ocupa a 18ª posição, a um dos primeiros lugares do ranking nacional de saneamento.

Ligações domiciliares só com autorização

A Casan alerta que os usuários ainda não podem interligar seus imóveis à rede coletora implantada em Araquari. A companhia vai informar quando e como essa interligação deverá ser feita, depois que as Estações de Tratamento de Esgoto estiverem totalmente concluídas e em operação. Até lá, os usuários devem continuar utilizando seus sistemas individuais de esgoto (fossa e sumidouro).


Seja o primeiro a comentar on "Casan chega à etapa final de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Araquari"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*