Epagri premia receitas e inventos de estudantes de Santo Amaro da Imperatriz

Foto: Divulgação/Epagri


O tema para a participação dos alunos de 1º a 5º ano é “Inovação e Tradição”. A proposta é que as crianças inventassem ou resgatassem com seus familiares receitas com pelo menos uma das plantas listadas no edital do concurso, como cará, inhame, azedinha, hortelã e erva-cidreira. Depois das pré-seleções realizadas em quatro escolas municipais de Santo Amaro, foram selecionadas 20 receitas que vão participar da grande final na quinta-feira.

Dentre as classificadas estão biscoitos de erva-cidreira, bolo de chocolate com hortelã, pizza de massa de inhame, brigadeiro de ervas, sanduichinho de alfafa e danoninho de abacaxi com hortelã. Tem também um cupcake de cará, inhame e hortelã, entre outras criações desenvolvidas pelas crianças com apoio das famílias.

“Nosso objetivo foi resgatar o contato entre a família e a criança, através das perguntas sobre a alimentação do passado, cozinhando juntos, torcendo para que o prato da família seja escolhido pelos jurados, como vimos acontecer nas semifinais”, explica Liagreice de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri na região e idealizadora da Feira.

Segundo ela, o concurso de receitas também pretende proporcionar aos alunos novas experiências e sabores, valorizando o que existe no quintal de casa. “Com a modernidade, perdemos o costume de entender o corpo, de perceber a nós mesmos. Hoje as crianças não tomam chá de jeito nenhum, e as mães acabam apelando para a medicina alopática. Quando elas trabalham com essa planta que nunca tiveram contato, às vezes a tão comum hortelã, ficam na obrigação de experimentar, de cheirar, de sentir, pois eles precisam que sua receita agrade aos jurados, então, precisa agradar a eles mesmos”, justifica a extensionista.

Para os alunos do 6º ao 9º ano a feira continua com a mesma proposta de estimular invenções que possam facilitar e tornar mais sustentável a vida em sociedade. Entre os inventos inscritos neste ano constam um minhocário portátil, uma carretinha de bicicleta e até mesmo um sistema de reaproveitamento de água do ar-condicionado. Foram selecionados dez trabalhos para a disputa da grande final.

Serão premiados os primeiros três colocados nas duas categorias: anos iniciais e anos finais. Cada equipe conta com três alunos. Os campeões na disputa de receitas serão premiados com jogos educativos oferecidos por membros da Associação Comercial e Empresarial de Santo Amaro da Imperatriz e Região (Acisai). Já os vencedores no concurso de invenções vão receber poupanças de R$100,00 cada, ofertadas pelo Sicredi. A Epagri também vai viabilizar uma viagem de cunho ambiental para todo os alunos vencedores e suas professoras.

A exposição está aberta a partir das 14h para o público em geral. Às 16h começa o julgamento dos melhores trabalhos. A comissão julgada das receitas será formada por professores e alunos do curso de gastronomia do Senac. Os inventos serão julgados por profissionais ligados ao meio ambiente. Nenhum dos membros das comissões julgadoras é morador da cidade.

Serviço

  • O que: feira de Pequenos Inventores de Santo Amaro da Imperatriz
  • Quando: dia 19 de outubro, quinta-feira, das 14h às 16h
  • Onde: no Ginásio da Escola Municipal Vila Santana, no bairro Sertão
  • Informações e entrevistas: Liagreice de Medeiros Cardoso, extensionista social da Epagri, pelos fones (48) 3665-6395 / 99693-0339

Seja o primeiro a comentar on "Epagri premia receitas e inventos de estudantes de Santo Amaro da Imperatriz"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*