Cief passa por reforma para receber atletismo nos Jogos Escolares


Pista de corrida construída no local há dez anos recebe primeira renovação de tinta e das placas de borracha

Em preparação para a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude 2017, que ocorrerá em Brasília de 16 a 25 deste mês, o espaço de atletismo do Centro Integrado de Educação Física (Cief) está em reforma.

O foco principal está na pista de corrida, que passa por processo de renovação da tinta de marcação das faixas. Segundo o vice-diretor do centro, Luís Carlos Ferreira, ela foi construída em 2007, e essa é a primeira vez que se renova a pintura.

A pista de corrida está em renovação, com repintura das faixas.

A pista de corrida está em renovação, com repintura das faixas e troca das placas. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

“O desgaste é natural com o tempo, mas a pista ainda é utilizável. Nossa intenção é fazer com que ela esteja no melhor estado possível para receber as categorias de atletismo”, explicou Ferreira.

Quem usa a pista percebe que ela é feita com placas de tartan, material de borracha usado para solos de práticas de atletismo. As que estão mais gastas ou soltas também estão em processo de renovação. Elas são removidas, limpas e coladas de volta.

Também fazem parte das obras no Cief:

  • reparo dos dois corredores de salto em distância, também feitos de placas de tartan, além de tábuas de impulsão de madeira que serão substituídas
  • renovação da areia das quatro caixas do salto em distância
  • remoção de vegetação nos pisos e pistas
  • renovação da estrutura de metal e substituição da tela de proteção da gaiola de arremesso
  • pintura e limpeza dos pisos das quatro áreas de arremesso de peso
  • pintura das arquibancadas
  • corte e poda do gramado
  • capina nas áreas adjacentes da pista
  • conserto em válvulas e troca de tampas de privadas nos vestiários
  • avaliação e conserto de infiltração de água na estrutura abaixo das arquibancadas

Para fazer os trabalhos, a Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro fez um licenciamento de R$ 32 mil. A intenção é que as reformas estejam concluídas até 15 de novembro, antes dos jogos.

As fases dos Jogos Escolares da Juventude 2017

A primeira fase das competições dos Jogos Escolares da Juventude 2017, com alunos de 12 a 14 anos, ocorreu em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.

3 mil
Quantidade de alunos atletas esperados em Brasília na segunda fase dos Jogos Escolares da Juventude

Na capital paranaense, o Distrito Federal teve representantes em todas as modalidades — nove individuais e quatro coletivas: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Em Brasília, além dos 13 esportes, haverá partidas de vôlei de praia. De acordo com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, a expectativa é que a capital federal receba mais de 3 mil alunos atletas.

Desde 2005, quando o Comitê Olímpico do Brasil (COB) assumiu os Jogos Escolares da Juventude, Brasília recebeu as duas primeiras edições.

Para a etapa de 2017, serão investidos pelo comitê cerca de R$ 8 milhões e utilizados 16 hotéis da cidade, com reserva de aproximadamente 27 mil diárias.

Seja o primeiro a comentar on "Cief passa por reforma para receber atletismo nos Jogos Escolares"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*