Aluno do SENAI de Taguatinga é finalista em competição de profissões técnicas

Por Camila Costa

Um dos finalistas que concorre a uma vaga na WorldSkills é de Brasília. Luan Silva Braga, 19 anos, superou momentos difíceis para chegar até a última etapa do processo que levará 57 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) até a Rússia, onde acontecerá a maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. A viagem será em agosto, mas antes disso, Luan e os outros finalistas dedicarão ainda mais tempo aos treinamentos, em uma espécie de concentração, a partir deste mês de janeiro.

Essa última maratona de treinamentos será em Brasília. Dos 57 alunos do SENAI, um irá para o centro de treinamento de Belém, outro para o de Porto Alegre e quatro para Santa Catarina, para o centro que fica no município de Joinville. O restante dos jovens virá para Brasília, onde serão distribuídos entre as três unidades da Capital Federal. Segundo Luan, a ansiedade é o que prevalece por enquanto. Ele irá disputar na modalidade de Sistemas “Drywall” e “Estucagem” e terá que mostrar habilidades práticas para a correta execução de paredes, tetos e revestimentos com sistemas leves, utilizando ferramentas especiais, de acordo com as normas técnicas específicas, além de apresentar qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.

Em agosto do ano passado, todas essas exigências foram testadas na base da superação. Luan se machucou durante a prova da etapa nacional. “Quando eu machuquei, virei e falei: não era possível que agora, naquele momento, ia perder por um motivo daquele, e o mais importante nas provas eram minhas mãos, mas mesmo com dor, deu tudo certo. Eu poderia ter desistido, simplesmente falado que não ia fazer porque já ia perder por causa da mão, mas minha vontade de ganhar estava maior. E ainda fui o competidor que completou maior parte da prova”, lembra.

A força de vontade deu a Luan a vaga na final, rumo à WorldSkills. Na Rússia, o projeto que os 57 participantes do SENAI de diversos estados do país terão que desenvolver é surpresa. Há um desafio e ele precisa ser cumprido em quatro dias, em um prazo de no máximo 22 horas, a depender da profissão. Ao fim desse tempo, os projetos são avaliados e os resultados, anunciados.

Saiba mais detalhes aqui.

O perfil forte e determinado do rapaz, aliado à facilidade de assimilação das técnicas que envolvem a modalidade, fez o instrutor do jovem, Matheus Antônio Mariano, professor no SENAI de Taguatinga, acreditar que desta vez a medalha tem mais chances de vir. “Esse ano estamos com muita expectativa de que Luan consiga um pódio, se Deus ajudar consegue o primeiro lugar, porque o Luan é um aluno diferenciado. Estou com muita expectativa em cima dele, acho que é um aluno que tem potencial para brigar por pódio”, afirma Matheus.
Estudos mostram que a educação profissional impacta positivamente a vida de diversos jovens no Brasil. Em 2017, cerca de 80% dos estudantes que concluíram cursos técnicos no ano passado foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano.

De acordo com levantamento do SENAI, o curso técnico é o caminho mais rápido para a inserção qualificada do jovem no mundo do trabalho e também uma opção para o trabalhador desempregado em busca de recolocação no mercado. O salário de um profissional técnico varia entre R$ 8,5 mil e R$ 12 mil.
Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, o país tem potencial em educação profissional. “O Brasil tem sido representado pelo SENAI e pelo Senac, que tem as ocupações mais da área do comércio e serviços, e o Brasil fica sempre entre os primeiros colocados”, afirma.

Seja o primeiro a comentar on "Aluno do SENAI de Taguatinga é finalista em competição de profissões técnicas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*