Após força-tarefa no abastecimento, postos de combustíveis registram fluxo mais regular

Na região central de Brasília, várias unidades atendiam sem filas na tarde deste sábado (2). Ceasa funcionou próximo à normalidade, e estimativa é de cerca de 30 mil botijões de gás de cozinha distribuídos até o fim do dia

Após a força-tarefa dos últimos dias, em que diversos órgãos do governo de Brasília atuaram com apoio federal para regularizar o abastecimento em diversos setores, os postos de combustíveis registram fluxo mais regular. Na tarde deste sábado (2), várias unidades no Plano Piloto atendiam sem filas.

Sem registros de bloqueios após a paralisação nacional de caminhoneiros, as escoltas da Polícia Militar do Distrito Federal aos caminhões-tanque – que já eram dispensadas por parte dos motoristas desde quinta (31) – não são mais feitas. A situação está próximo da normalidade, segundo a corporação.

Os esforços seguem concentrados para retomar o fluxo normal de abastecimento de gás de cozinha. A estimativa é que a distribuição seja de cerca de 30 mil botijões até o fim do dia. Expectativa é que até segunda (4) todo o estoque do inflamável esteja restabelecido.

Pela manhã, havia ao menos 11 toneladas do gás a granel para atender, por exemplo, condomínios, restaurantes e hotéis.

O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek informou, neste sábado (2), que a operação está regular, com 100% de estoques e reservas de querosene de aviação. As medidas de contingenciamento foram suspensas no terminal.

O Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF) continua fiscalizando estabelecimentos para que os consumidores não saiam lesados durante o processo de regularização do abastecimento. Além de postos de combustíveis e de pontos de revenda de gás de cozinha, os fiscais também visitam supermercados.

Eles trabalharão durante o fim de semana. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail151@procon.df.gov.br.

Reforço nos ônibus

O sistema de transporte público trabalha com reforço neste fim de semana em linhas com destino à Universidade de Brasília e a outros locais em que são aplicadas provas do vestibular da instituição.

Para atender a demanda, o metrô funcionará até as 23h30 neste sábado (2). No domingo (3), os trens vão circular das 7 às 19 horas. O serviço pode ser ampliado, se houver necessidade.

Ceasa teve feira de varejo abastecida

Neste sábado (2), que é dia de varejão na Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), a entidade registrou atuação próximo da normalidade. Há estabilidade na entrada de mercadorias e mesmo produtos considerados mais exóticos, como aspargo e cogumelo, e foram reabastecidos.

A previsão é que o funcionamento esteja plenamente regularizado na segunda-feira (4).

Base de cálculo do ICMS de combustíveis

O Conselho Nacional de Política Fazendária aceitou solicitação da Fazenda do DF para que houvesse uma revisão dos parâmetros da base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) de combustíveis desconsiderando a última quinzena.

Com isso, a base de cálculo será a mesma de abril, de R$ 4,29, até o fim de junho. Diante do aumento de preço nas bombas causado pelo risco de desabastecimento, a medida visa ajudar a manter o imposto mais justo para a população, já que não vai considerar a variação de preços dos últimos dias.

Seja o primeiro a comentar on "Após força-tarefa no abastecimento, postos de combustíveis registram fluxo mais regular"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*