Assinatura de contrato emergencial promete reconstrução de novo modelo de ponte sobre Rio Moju

O Governo do Estado do Pará, através da secretaria de Transporte (Setran), assinou nesta quarta-feira (17), o contrato para a prestação de serviço de caráter emergencial nas estruturas abaladas com a queda da terceira ponte que faz parte do complexo Alça Viária, após colisão com balsa. A construção de nova ponte, no modelo Estaiada – tipo de ponte suspensa por cabos de sustentação e constituída por mastros.

O ato contou com a presença do Governador do Estado Helder Barbalho, o vice Lúcio Vale, e os deputados federais Priante e Elcione Barbalho, além dos deputados estaduais Chamonzinho, Luth Rebelo, Delegado Caveira, Delegado Nilton Neves, Daniel Santos, Carlos Bordalo, Wanderlan, Dilvanda Faro, Júnior Hage, Iran Lima, Renato Ogawa, e demais representantes do cenário político e da segurança do Estado.

Em pronunciamento, o titular da Secretaria de Transporte do Estado, Pádua Andrade falou sobre os desafios da empresa contratada para projetar a obra, e da necessidade de mobilização rápida para a conclusão das obras. “A empresa contratada disponibilizou para a implantação das obras, três turnos de oitos horas, com equipes trabalhando, inclusive aos sábados domingos e feriados”, destacou Pádua.

O prazo para as execuções das ações na região do quilômetro 48 da Alça Viária, é de 150 dias, podendo ser estendido até 180 dias. Entre os serviços que serão realizados no trecho que liga Belém ao município de Barcarena estão a readequação do canal de navegação, a fiscalização, o gerenciamento, a construção da rampa, a remoção dos escombros, o desvio de acesso do Rio Moju e a conservação Vicinal Quilombola.

“Precisamos ter agilidade no processo de conclusão das obras, para que possamos voltar à normalidade do tráfego da população e do setor produtivo do Estado. Como forma de assegurar o andamento das obras à população será disponibilizado em tempo real os trabalhos realizados”, disse o Governador do Estado, Helder Barbalho.

Aplicativo Navega Aqui

A Empresa de Tecnologia de Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) criou o aplicativo mobile para localização das balsas, e identificação de horários de tráfegos e travessias das embarcações. A principal funcionabilidade da ferramenta é o acompanhamento em tempo real da localização das balsas.

O programa estará disponível até o dia 19 deste mês. De acordo com o presidente da Prodepa, Marcos Brandão, o aplicativo faz parte do projeto piloto, mas é eficiente, e já está disponível para uso em plataforma de celular Android pelo App Store, facilitando o manuseio e monitoramento das embarcações. “Esta ferramenta foi criada para facilitar a mobilidade dos usuários. Por meio dela é possível visualizar através da geolocalização todo o fluxo, itinerários e horários das embarcações. Espero que este projeto possa viabilizar a vida da população”, revelou Marcos.

Seja o primeiro a comentar on "Assinatura de contrato emergencial promete reconstrução de novo modelo de ponte sobre Rio Moju"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*