Belivaldo participa de posse da nova diretoria do Conselho Nacional do Laicato no Brasil de Aracaju

O vice-governador Belivaldo Chagas compareceu à cerimônia de posse do Conselho Nacional do Laicato no Brasil de Aracaju (Conal) na noite desta terça-feira, 6. A solenidade aconteceu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB/SE). A nova diretoria, presidida pelo engenheiro Paulo Almeida Machado Júnior, foi eleita para o triênio 2018-2020.

Paulo substitui Antônio Ricardo de Lima na presidência, acompanhado por Silvia Palmeira na vice-presidência. A diretoria foi eleita em novembro de 2017, mês em que se iniciou o Ano do Laicato. A celebração se estende até 25 de novembro deste ano, seguindo o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em Saída’, a serviço do Reino”. A Igreja Católica no Brasil indicou, ainda, a meditação sobre o lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” ao longo do Ano do Laicato.

De acordo com Belivaldo, é necessário reconhecer a importância do Conal como um órgão mediador. “O Conal tem um papel muito importante de justamente fazer esse intercâmbio entre a sociedade e a igreja, e nós que vivemos em sociedade não podemos deixar de levar isso em consideração. Então, não podemos deixar de comparecer nesse momento de posse representando também o governador Jackson Barreto. O Conselho é uma instituição mediadora, de cooperação. Isso vem acontecendo e o objetivo da nossa presença é afirmar e reafirmar esse nosso compromisso de união com um único objetivo, que é de atender a população”, disse.

O arcebispo Metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, falou sobre o espírito deste ano. “Este ano é dedicado ao laicato e o lema faz referência a ser sal da Terra. O leigo deve ser uma presença transformadora que, assim como o sal, dá sabor e, ao mesmo tempo, é uma presença discreta. Para este triênio, fica um sentimento de esperança. Ricardo desenvolveu um extraordinário trabalho e Paulo com certeza vai dar continuidade a essa missão”, afirmou.

O ex-presidente do Conal, Ricardo Lima, falou sobre o significado do Conselho em sua vida. “Todos somos o povo de Deus, e o que nos faz Igreja é o nosso batismo.   O povo de Deus é organizado em vários organismos, e o Conal é um desses. O que me faz servir ao Conal e à Igreja não é o cargo que ocupei ou ocuparei, e sim o chamado de Jesus de conhecer primeiro a ele”, destacou.

O novo presidente do Conal comentou sobre o objetivo do ano do laicato. “O Conal, como comunidade eclesial formada por leigos e leigas da Arquidiocese de Aracaju, não pode silenciar diante do clamor do povo de Deus que pede justiça. O ano do laicato tem o objetivo de celebrar e afirmar a presença e a atuação dos leitos e leigas do Brasil, aprofundando a sua identificação, vocação, espiritualidade e missão. É com muita honra que assumo a presidência do Conal em um ano tão importante”, ressaltou.

Conal

O Conal em Aracaju iniciou suas atividades em 1998, com o objetivo de despertar o laicato para uma ação evangelizadora que leve em consideração o papel de homens e mulheres dentro da Igreja Católica.

Presenças

Compareceram ao evento os deputados Estaduais Ana Lúcia e Moritos Matos; o arcebispo emérito de Aracaju, dom José Palmeira Lessa; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Aracaju, Augusto Fábio; o presidente da OAB Henry Clay; o procurador de Justiça Augusto Alcântara Machado; o secretário Geral do Ministério Público Estadual Manoel Cabral Machado Neto; o representante do Conselho Regional de Enfermagem, Diego Rafael da Silva Borges, e outras autoridades.

Seja o primeiro a comentar on "Belivaldo participa de posse da nova diretoria do Conselho Nacional do Laicato no Brasil de Aracaju"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*