Caravana do Povo realiza mais de cinco mil atendimentos em Roraima

Foto: Divulgação

As salas da Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo, no município de São João da Baliza, região sul do estado, se tornaram consultórios médicos, balcões de atendimentos, salão de beleza, pontos de recreação, além de inúmeros outros serviços durante a 17ª edição da Caravana do Povo. A ação, promovida pelo Governo do Estado e que envolve 27 secretarias de Estado e instituições governamentais, realizou 5.622 moradores neste sábado (6).

A governadora Suely Campos acompanhou os atendimentos. Ela conversou com os moradores e servidores envolvidos. “A Caravana retorna esse ano a São João da Baliza com a proposta de atender a população que mora nessa região e que não tem como se deslocar para a capital. É um programa de governo que tem percorrido todos os municípios do Estado e muito aguardado por quem precisa, ressaltou.

Na área de saúde, treze médicos especialistas nas áreas da otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, urologia, cardiologia, neurologia e dermatologia, fizeram o atendimento à população.

As equipes da Sesau (Secretaria Estadual de  Saúde) também realizaram exames de ultrassonografia e de próstata (PSA), além de serviços de enfermagem, como aferição de pressão arterial.

Oportunidade para a dona de casa Francisca Pereira, que aguardava ansiosa pela primeira consulta pediátrica do filho de um ano e sete meses. É a primeira consulta que meu filho recebe desde que nasceu. Como não tenho condições de ir para Boa Vista, eu aguardei a caravana e estou muito feliz pelo meu filho poder receber atendimento. É sempre bem-vinda a Caravana aqui no nosso município, comentou.

A atuação integrada entre as secretarias mais uma vez fez a diferença. Nós atendemos hoje cerca de 880 pessoas. A cada ida aos municípios nós superamos as nossas expectativas de atendimento. A logística é grande, contamos com as equipes que chegam um dia antes para montar essa grande estrutura, acomodar a equipe médica para disponibilizar os exames”, explicou o coordenador da Caravana, Francisco Ferreira.

Um dos atendimentos mais procurados é o oftalmológico. Em média, 120 pacientes passam pelos profissionais especialistas, como a dona de casa Maria Ferreira. Ela aproveitou o sábado para saber como anda a visão e aprovou a iniciativa.

“É muito bom o que o governo faz por nós. Aqui é rápido, se eu fosse para a cidade gastaria mais tempo e talvez não conseguisse atendimento. Além do oftalmo, também fui ao ginecologista. Quem sai ganhando somos todos nós, comemorou.

PROGRAMA – A Caravana do Povo é composta por 250 servidores de 27 Secretarias de governo e instituições governamentais. Em 17 edições, a Caravana do Povo realizou quase 75 mil atendimentos em todo o Estado.

Entre os principais serviços, a Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) está cadastrando consumidores no Programa Nota Fiscal Roraimense, além de oferecer palestras e orientações à população, tirando dúvidas a respeito de regularização cadastral.

A Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social) em parceria com a Aferr (Agência de Fomento do Estado) oferece o Balcão de Ferramentas, que fomenta o desenvolvimento dos pequenos empreendedores, possibilitando a aquisição de máquinas e equipamentos. Em São João da Baliza, atenderam 1245 moradores.

A Caer (Companhia Águas e Esgoto de Roraima) levou serviços comerciais e ações de educação ambiental para as famílias que vivem na região. Os moradores também puderam formalizar críticas e sugestões na Ouvidoria do Estado, além de contar com os serviços oferecidos pela Aderr, Iteraima, Fermarh, Sejuc/Decon, Seinf, Seed, SEI, e Cerr.

Seja o primeiro a comentar on "Caravana do Povo realiza mais de cinco mil atendimentos em Roraima"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*