Com cultura de paz, Bombeiro Mirim forma 1500 alunos no Acre em 2017

Governo e alunos comemoraram a formação de 500 novos alunos em Rio Branco do projeto Bombeiro Mirim, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) com apoio de parceiros. A solenidade ocorreu nesta terça-feira, 12, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac).

O projeto, em todo o estado, está atendendo mais de 1500 jovens em 2017. Iniciado na gestão do governador Tião Viana, em 2010, com uma turma de 40 alunos em Cruzeiro do Sul, o Bombeiro Mirim cresceu ao longo dos anos chegando a mais de quatro mil alunos em sua história. “Foi conseguindo passar por cada etapa que eu aprendi que a gente pode vencer tudo na vida também”, declarou a estudante Julie Mesquita, de 13 anos.

Tião Viana deixou uma mensagem de futuro para cada um dos alunos que completou as etapas de formação do projeto. “Vocês, crianças, estão recebendo uma formação ética, em defesa da vida e contra as drogas. Com uma cultura de paz, elas recebem esperança no coração. Isso quer dizer confiança e esperança na caminhada de um mundo melhor”, disse.

O governador disse ainda que as ações sociais e de prevenção na segurança serão fortalecidas no próximo ano. Além de aumentar o número de vagas no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Bombeiros Mirins, será entregue a escola militar e haverá o investimento de R$ 1 milhão para outras iniciativas como essas. “Esses esforços é que mostram o caminho”, afirmou.

Ainda em sua fala, motivado pela apresentação musical e de dança dos meninos e meninas, Tião Viana confirmou que em 2018 os alunos do Bombeiro Mirim irão gravar um CD. “A partir de hoje, vocês serão artistas do Bombeiro Mirim”, disse, ao som de muito entusiasmo dos jovens na platéia.

As mães Márcia Lima e Francisca Edilene representaram os pais ao agradecer o empenho da equipe que acompanhou seus filhos por nove meses. “Com projetos como esse há o resgate dos adolescentes que podem se perder no crime. Durante essa trajetória, vi muitos bombeiros mirins que estavam prestes a se envolver com drogas, sendo resgatados”, disse Márcia.

Enfatizando o apoio dado na formação do caráter, com ensinamentos que levarão para toda a vida, Francisca declarou: “É gratificante saber que ainda têm pessoas dispostas a ajudar o próximo, principalmente jovens adolescentes que vivem uma fase mais complexa, tirando-os das ruas e dando oportunidade. É emocionante ver que se tornaram pessoas mais dedicadas e ver aquele brilho no olhar quando vão em direção a mais um dia de aprendizado. Hoje, são mais conscientes para distinguir e optar pela prática do bem”.

O Projeto

Para fazer parte do projeto, o adolescente entre 12 e 14 anos tem que apresentar boas notas e ser aluno da rede pública de ensino. Paralelamente ao ano letivo, as inscrições só podem ser feitas no início do semestre, na própria escola, pois a coordenação disponibiliza vagas para as escolas próximas aos locais onde se realizam as atividades.

Atualmente, a corporação militar disponibiliza em torno de 40 profissionais instrutores para a execução do trabalho extracurricular em todo o estado, que conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Educação, Juizado da Infância e da Juventude, Tribunal de Justiça e conselhos tutelares.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, também agradeceu o trabalho realizado pela corporação na construção de uma sociedade de paz. “Só um governador comprometido com a esperança e o futuro desses jovens que toma essa decisão de realizar o projeto Bombeiro Mirim”, afirmou.

A quantidade de núcleos de atendimento em Rio Branco aumentou de três para quatro pontos, sendo eles os Centros da Juventude (Cejas), nos bairros São Francisco, Estação Experimental e Aeroporto Velho, além da Praça da Juventude na Cidade Nova.

Além da capital, o programa é desenvolvido em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima, Xapuri e Epitaciolândia. Com linguagem específica para a juventude, a metodologia do projeto inclui um conjunto de ações que impõem o respeito e a conduta como premissas para a concepção de bons cidadãos.

“Continuem sonhando e lutem por seus sonhos. Hoje encerra um ciclo da vida de vocês, mas o Bombeiro Mirim vai sempre estar dentro de vocês quando estiverem repassando o conhecimento e habilidades apreendidas, tiverem bom desempenho na escola e respeitando seus pais e professores. Continuem multiplicando essa cultura de paz”, declarou Coronel Batista, comandante geral do CBMAC.

“Queria agradecer aos pais que confiaram os filhos a essa corporação tão valorosa que é Corpo de Bombeiros. Quero dizer também, que o governador Tião Viana tem tanta preocupação com projetos de prevenção à violência, que ele destinou R$ 1 milhão para atividades em 2018”, declarou o secretário de Segurança Pública, Emylson Farias.

O secretário de Educação Marco Brandão propôs uma metodologia de multiplicação dos ensinamentos dentro das escolas no estado. “Agora formamos 1500 jovens, e eles podem formar uma rede nas escolas na condição de liderança, repassando o conhecimento adquirido”, disse.

Seja o primeiro a comentar on "Com cultura de paz, Bombeiro Mirim forma 1500 alunos no Acre em 2017"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*