Consórcio é responsável por 28% da comercialização de automóveis no Brasil

O segmento representa cerca de 45% do mercado de consórcios. No Centro-Oeste, o uso do consórcio para aquisição de automóveis alcança 33%. O Estado que mais usa esse crédito é o Mato Grosso (47,7%)

A procura por consórcio de automóveis continua a crescer no Brasil. Nos sete primeiros meses de 2018, o segmento foi responsável pela venda de 647 mil novas cotas. O número representa cerca de 45% do total dos negócios de consórcios e indica crescimento de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O aumento também é expressivo no número de contemplados. Ao todo, 327,8 mil pessoas tiveram a oportunidade de utilizar R$ 13,37 bilhões em crédito para comprar um veículo leve – valor que representa crescimento de 6,8%. Estas movimentações impactam diretamente no mercado, uma vez que 28% das vendas de automóveis no País ocorreram com o modelo de consórcio.

“A flexibilidade e a segurança que o consórcio representa atraem cada vez mais brasileiros. O consumidor, recém-recuperado do período de instabilidade econômica, além de ficar mais seletivo, planeja melhor suas decisões financeiras e faz investimentos mais seguros. O consórcio surge, nesse cenário, como uma ótima opção, por reunir todas essas características”, destaca Luis Toscano, Diretor de Parcerias da Embracon. Ele completa: “O consórcio também garante, por meio de parcelas acessíveis e que não atrapalham no orçamento, que o consorciado será contemplado dentro do tempo estabelecido com o bem, seja ele carro, imóvel ou serviço”.

Diferente de 2009, quando apenas 7,8% dos veículos leves eram adquiridos por consórcio, nos sete primeiros meses desse ano um a cada três veículos foram adquiridos por esse sistema, segundo o estudo da ABAC. Na região Nordeste, esse índice chega a 38,7%, seguida das regiões Centro Oeste (33%) e Norte (29,7%). Os Estados que lideram a utilização de consórcio para a compra de veículos leves são a Bahia (59,4%), Tocantins (48,7%) e Mato Grosso (47,7%).

“As vantagens de adquirir um consórcio são inúmeras: sem juros, modalidade flexível e prazos mais longos para efetuar o pagamento. Essas características são bastante atrativas quando apresentadas aos clientes. Mostramos que o consórcio funciona como um investimento confiável, e melhor, que não pesa no bolso, e por isso, cada vez mais mato-grossenses adquirem cotas”, Carlos Lucena, Diretor Regional da Embracon.

Mercado

O número de emplacamentos até julho de 2018 mostra o reflexo do aumento da venda de consórcios de automóveis para o mercado. De acordo com os resultados apresentados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave), entidade que representa os concessionários, foram emplacados 1,3 milhões de automóveis, número 14% superior ao mesmo período de 2017. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), também confirmam a tendência.

Procura por consórcio

A “garantia de entrega do bem” é o principal atrativo pelo qual as pessoas procuram o consórcio, aponta pesquisa divulgada da ABAC. De acordo com a entidade, 17,4% dos consorciados utilizam esse critério para a adesão. Outro ponto determinante são os valores das parcelas, sendo mencionado por 14,4% dos clientes. Além disso, são essenciais a “facilidade de retirar o bem” (13%) e a “confiança na marca” (12,6%).

Sobre a Embracon

Há 30 anos no mercado de consórcios, a empresa possui cerca de 120 mil clientes ativos, aproximadamente 600 parceiros em território nacional, mais de 100 filiais no país e 2,5 mil funcionários. É uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis e serviços. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). Visite o site: http://www.embracon.com.br

Seja o primeiro a comentar on "Consórcio é responsável por 28% da comercialização de automóveis no Brasil"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*