Curso de Manejo Integrado do Cultivo de Arroz enfoca temas como pragas e meio ambiente

Para o segundo dia do Curso de Manejo Integrado do Cultivo de Arroz – Mica 2017, nesta quarta-feira (23), estão previstos temas importantes, como irrigação, manejo de insetos, plantas daninhas e doenças, tecnologia de aplicação dos agrotóxicos e lavoura e meio ambiente. A capacitação começou nesta terça-feira (22), na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. O Mica vai até quinta-feira (24) e é uma promoção do Instituto Rio Grandense do Arroz. Este ano conta com aproximadamente 100 inscritos.

“Promovemos essa capacitação para preparar aqueles que estão próximos do produtor, repassando as recomendações do Irga para a lavoura do arroz. Quanto mais pessoas conheceram as nossas recomendações, mais rapidamente as novas tecnologias chegam ao produtor”, disse o o gerente da EEA, Rodrigo Schoenfeld.

O engenheiro agrônomo Athos Gadea, que falou em nome da Diretoria Técnica do Irga, disse que “uma questão importante deste curso é que os nossos extensionistas precisam conhecer a equipe de Pesquisa do Irga. Saber quem trabalha em cada uma das áreas de pesquisa. O extensionista não tem a obrigação de saber tudo, mas precisa saber quem são as fontes e ter a liberdade de ligar para os pesquisadores quando precisar de suporte no trabalho junto ao produtor”.

No primeiro dia, foram abordados os seguintes temas: tecnologia de sementes; botânica, morfologia e escala de desenvolvimento; exigências climáticas e épocas de semeadura; cultivares do Irga; preparo do solo e estabelecimento da cultura; manejo da adubação e integração lavoura-pecuária.

Seja o primeiro a comentar on "Curso de Manejo Integrado do Cultivo de Arroz enfoca temas como pragas e meio ambiente"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*