Délio recebe apoio de mais 350 advogados do DF e da atual vice da OAB

O pré-candidato à presidência da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., recebeu nesta terça-feira (28) o apoio de mais um grande grupo de advogados de Brasília – cerca de 350 profissionais, que se somaram aos demais apoiadores reunidos em encontro no Lago Sul. O objetivo foi tornar público o apoio ao projeto de Délio para recuperar a representatividade da Ordem junto à sociedade, buscando torná-la mais forte e plural.

Marcaram presença no encontro advogados como os ex- ex-presidentes da OAB/DF Francisco Lacerda Neto e Francisco Caputo, os criminalistas Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, e Marcelo Turbay, André Silveira, do escritório Sérgio Bermudes, e representantes do movimento LGBT na advocacia, como a advogada Cíntia Cecílio; do movimento negro, como a advogada Emanuelle de Paula; e do movimento dos advogados portadores de deficiência, Phillip Ponce.

Délio também reuniu advogados públicos de órgãos como AGU, Embrapa, Serpro, Banco do Brasil, BRB, Novacap, entre profissionais das mais diversas especialidades e gerações, jovens e veteranos. E foi prestigiado ainda por advogados das Subseções de Taguatinga, Ceilândia, Sobradinho, Planaltina e Águas Claras.

A atual vice-presidente da Ordem, Daniela Teixeira, também foi formalizar o seu apoio à pré-candidatura de Délio e anunciou que estava se juntando ao grupo. “Nós, mulheres advogadas, não somos platéia: somos metade dos profissionais da Ordem, no DF e em todo o país, trabalhamos muito e não temos voz”, ressaltou ela. “O comprometimento com a nossa causa e com uma OAB plural, independente e altiva é que me aproximou de Délio”.

Délio agradeceu a forte demonstração de apoio de todos e afirmou que a noite era emblemática. “Esperávamos um encontro com apenas 30 advogados e reunimos dez vezes mais, de todos os nichos da advocacia e de várias regiões do DF. Foi um pontapé inicial muito simbólico para nós, pois, além da imensa alegria de constatar o aumento diário de apoios ao nosso grupo, isso indica que estamos no caminho certo”, apontou. “É com esse entusiasmo que vamos lutar por uma Ordem fortalecida e respeitada e que retome o seu papel de protagonista junto à sociedade, do qual não podemos e não vamos abdicar”.

Apoios declarados

Francisco Caputo, ao renovar mais uma vez o apoio à pré-candidatura de Délio Lins e Silva Jr., disse que ele é a pessoa certa para liderar a advocacia do DF rumo a uma OAB independente e de fato representativa. “Délio, com seu histórico de lutas pela nossa classe, é a liderança ideal neste momento para dar voz a uma Ordem que cumpra o seu papel constitucional de luta pelos direitos dos advogados, da advocacia e da democracia. Precisamos recuperar a nossa voz!”, enfatizou.

Recuperar a voz da OAB também foi o mote da manifestação emocionada do criminalista Kakay em apoio à pré-candidatura de Délio. “Vivemos um momento trágico da história do país, em que só tem voz o Ministério Público. O Legislativo está fragilizado com suas principais lideranças sendo investigadas; o Executivo é fraco e sem sintonia com a população e o Judiciário se tornou um super poder, com gosto excessivo pelo legislar”, protestou ele. “Num cenário punitivo como esse, em que colocaram a população contra os advogados, como se fôssemos contra o combate à corrupção, precisamos de uma Ordem forte e atuante, e não é o que vemos nem no DF e nem no Conselho Federal da OAB. Apóio Délio pelo seu combate em preservar as garantias constitucionais e porque a OAB precisa ter voz de novo – foi o que perdemos de mais importante”.

Já Phillip Ponce disse que apoia Délio porque desde que apresentou à OAB/DF um requerimento para promover a inclusão de advogados com deficiência, no ano passado ainda, ele se interessou e se propôs a ajudar a colocar as propostas em prática. “Nós encontramos muitas dificuldades de acessibilidade nos Tribunais, nas Subseções e salas da Ordem e também nas Vans da entidade. A OAB, aliás, não sabe nem quantos somos para poder fazer um planejamento, propomos um levantamento específico e também a criação de uma Comissão de Acessibilidade – e Délio nos apóia nisso, por isso estamos com ele”, declarou.

André Silveira, do tradicional escritório Sérgio Bermudes, afirmou que está com Délio porque o conhece e à sua trajetória há mais de 20 anos. “Délio é um incansável defensor das prerrogativas dos advogados e isso é cada vez mais necessário, tanto na OAB/DF como no Conselho Federal. Estamos certos de que sua atuação aqui irá se refletir no âmbito nacional”, pontuou.

Seja o primeiro a comentar on "Délio recebe apoio de mais 350 advogados do DF e da atual vice da OAB"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*