E-commerce para pets cresce no Brasil e já movimenta R$ 2 bi

Números do Instituto Pet Brasil indicam que o e-commerce já movimenta cerca R$ 2 bilhões por ano do mercado de pets. Os números atestam a força do segmento no Brasil. De acordo os últimos dados do IBGE, são 52,5 milhões de cães, 37,9 milhões de aves, 22,1 milhões de gatos, 18 milhões peixes e 2,2 milhões répteis e pequenos mamíferos no país. Com pouco mais de 30 mil lojas espalhadas pelo Brasil, o negócio é dominado pelas pequenas lojas.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o segmento pet já é 11º em tíquete médio de vendas online no Brasil, com gastos médios de R$ 177,46.

Segundo Reginaldo Stocco, CEO da startup VHSYS, que fornece software na nuvem para gestão empresarial, o custo benefício de uma loja virtual, a facilidade de venda, a praticidade para os consumidores e as opções mais baratas são algumas das vantagens para quem quer abrir uma loja pet online, mas é preciso organização e uma gestão eficiente. “O Brasil é o terceiro maior país do mundo em faturamento no segmento, então é um terreno fértil. Em alguns pet shops menores, sobra amor pelos animais, mas falta um pouco de consciência de plano de negócio. Por isso são necessárias ferramentas para auxiliar a gestão, como controle financeiro, de compras e de estoque. Parece óbvio, mas esses softwares são cruciais para controlar a entrada de mercadorias, gerenciar e imprimir ordens de compras, consultar o andamento das ordens de compra, entre outras funções”, explica.

Outro conselho de Stocco é utilizar sistemas de ponto de venda adequados. “Um grande diferencial para um pet shop, seja físico ou online, é um sistema PDV eficiente, que tem integração com o estoque e financeiro, pois ele vai otimizar o tempo gasto com rotinas administrativas do negócio. O sistema ainda permite a geração de relatórios precisos sobre as vendas em tempo real. É indispensável manter a organização do e-commerce, principalmente quando o fluxo de compras começa a aumentar”, diz.

Sobre a VHSYS

A VHSYS é uma startup paranaense que fornece um sistema online de gestão empresarial descomplicado para micro, pequenos e médios empresários. O sistema conta com módulos para emissão de nota fiscal, controle financeiro, vendas, estoque, além de ter desenvolvido uma loja de aplicativos exclusivos para o software, ampliando suas funcionalidades para o cliente final. A empresa foi criada e é dirigida por Reginaldo e Luan Stocco. Com mais de 100 mil empresas que já utilizaram o sistema, a startup está localizada em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Em 2018, recebeu certificado da Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Mais informações no site https://vhsys.com.br/.

Seja o primeiro a comentar on "E-commerce para pets cresce no Brasil e já movimenta R$ 2 bi"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*