É possível ter qualidade de vida trabalhando em uma franquia?

Daniel Mendonça optou por uma vida melhor gerenciando a unidade Shopping Pátio Iporanga da Let’s Wok, longe da correria de São Paulo

Com certeza todos que moram ou trabalham em São Paulo já se pegaram pensando em mudar de ares. Buscar mais qualidade de vida longe da poluição, da correria, do trânsito. Para Daniel Mendonça da Silva, 32 anos, não foi diferente. Principalmente porque ele já morava em uma cidade mais tranquila, mas ia de Santos todos os dias encarar a cinzenta capital. Sua chance de ter maior qualidade de vida veio quando foi chamado para gerenciar a unidade da Let’s Wok do Shopping Pátio Iporanga, em Santos. A rede de franquias tem foco na venda de fast food saudável.

Formado em Relações Públicas com um MBA em Marketing, outro em Gestão de Marcas e uma pós-graduação em Administração de Empresas, Mendonça sempre gostou de administrar. Já havia tido um restaurante quando mais jovem, e trabalhava na Della Via Pneus em São Paulo há alguns anos. Ele tinha que estar na empresa cedo, o que o fazia pegar um ônibus fretado em Santos, descia em um ponto específico em São Paulo, pegava o metrô e depois andava 20 minutos. A rotina se repetia no final expediente..

Residente em Santos, não queria abrir mão da cidade tida como melhor em qualidade de vida. Perto da praia, sem trânsito, menos correria, e acima de tudo um local onde pudesse criar os filhos com mais saúde e menos estress. Por isso quando saiu da Della Via colocou entre suas metas encontrar um local em que pudesse fazer o que ama, mas se abrir mão da cidade em que mora. Foi então que surgiu a oportunidade na Let’s Wok.

A rede de franquias de fast food saudável buscava um administrador que pudesse trazer ideias novas e melhorar processos. Após anos trabalhando em uma empresa antiga, de procedimentos engessados, essa foi uma oportunidade para aplicar toda a sua expertise. Ao chegar em 25 de março de 2016, ele e o franqueado, João Luis Gomes, iniciaram um trabalho de melhoria que faria bem para a empresa e para os funcionários.

Apesar de puxado, o trabalho permitia a Mendonça maior flexibilidade. Ele já não precisava acordar com um despertador tocando. Podia ir a pé para o trabalho, buscar os filhos na escola, ir para a academia. Mesmo se tratando de uma unidade de shopping que está aberta até em feriados, o peso do contínuo stress saiu de suas costas, por conta da maleabilidade nos horários. Além disso, a oportunidade de trazer ideias novas se revelava à sua frente.

Mendonça começou a prestar atenção ao comportamento do funcionário, dos clientes e ao funcionamento da loja, ao invés de apenas gerir o dia a dia, dependendo apenas do processo já solidificados, como era em sua antiga empresa. Ele notou pontos de melhoria, principalmente em transmitir esse bem estar de qualidade de vida com os funcionários. Ideias surgiram, e indo na contramão da maioria das franquias, a Let’s Wok abraçou as sugestões do gerente, inclusive as levando para outras lojas.

Para evitar desperdícios, vender mais, planos de comunicação foram criados para melhorar o visual e atrair público. Para evitar a alta rotatividade de funcionários, foi feito investimento em RH, filtrando pessoas dispostas a trabalhar em dias especiais, e recompensadas por isso. Logo os funcionários estavam mais felizes e trabalhando melhor, algo que só foi possível graças ao modelo de negócio mais aberto ao diálogo, e a expertise de negócios de Mendonça.

“Gosto de deixar minha marca por onde passo, e poder ouvir que um funcionário optou por ficar conosco em detrimento de uma oportunidade de salário melhor, por conta de nosso método de trabalho, é uma de minhas maiores vitórias”. Ele também conta que apenas duas demissões ocorreram em um ano, algo recorde para lojas de shopping, além de ter tido um aumento de 10% das vendas em julho.

Hoje a loja chega a vender 120 refeições diárias no mínimo, tem um programa de meritocracia, e se concentra em ouvir sua equipe. “A Let’s Wok vende qualidade de vida para seus clientes, através de alimentos que fazem bem à saúde, são gostosos e ainda por cima são rápidos em seu preparo, não faz sentido que possamos ofertar essa qualidade de vida a seus funcionários”, conta Mendonça, “de minha parte, a minha vida melhorou muito. Mesmo com a responsabilidade de gerir uma loja de franquia, a mudança fez muito mais pela minha vida do que um trabalho CLT em São Paulo”, finaliza.

De certa forma isso mostra que o mercado de franquias não é mais tão engessado, possui oportunidades que garantem melhorar o bem estar, mesmo tendo fama de exigir muito do franqueado e sua equipe. É possível ter qualidade de vida e uma franquia.

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