Empresas investem em auditorias com objetivo de reduzir despesas em tempo de crise

Como um trabalho minucioso de verificação de custos recorrentes, pode reduzir diversas despesas antes imperceptíveis.

O Brasil está caminhando em 2018 para um ano em que o Produto Interno Bruto (PIB) poderá ficar em torno de 1% em sua economia. Quando se olha para dois anos seguidos de recessão, ter um ano de crescimento pequeno é até um pouco animador. Mas ainda vai levar pelo menos dois anos para que o Brasil retorne ao contexto econômico de 2016.

Por conta desta situação, muitas empresas optaram por colocar uma lupa sobre seus gastos, fazendo um escrutínio muito mais preciso sobre o que deve ou não continuar na folha de despesas da empresa. Como é o caso da Canon Brasil, cujo o gerente administrativo financeiro, Elias Teixeira, optou por pedir ajuda para eliminar desperdícios de recursos “Fiz uma pesquisa na internet e encontrei uma auditoria para tentar entender onde poderia reduzir os gastos com telefonia” exemplifica ele.

Empresas que optam por ir mais a fundo com a análise de suas despesas, normalmente pedem ajuda de especialistas em auditoria, que mostram como realizar cortes que ou são crônicos ou parecem invisíveis mas estão lá, tirando o sono dos gestores diariamente.

Com a crise, cada vez mais empresas, principalmente as de médio e grande porte, optam por estes expediente da auditoria. “Percebemos que cada vez mais as empresa entendem que o momento é de cuidado com as despesas, e o desperdício, por menor que seja vai fazer diferença” afirma Tiago Hungria, fundador da WeAudit, empresa de auditoria em telefonia especializada em gestão e corte de despesas em telecomunicações.

Muitas estratégias usadas para empresas no corte de despesas e realocação de recursos têm encontrado dificuldades. Alguns gestores e empresários já começam a chegar em um ponto de saturação o qual já não é possível cortar mais nada, sob pena de perder qualidade no produto ou serviço. E é aí que uma auditoria pode ajudar a mapear gastos que estão sob o radar do financeiro das empresas.

Hungria destaca que ainda existe espaço para cortes. “Existem diversas áreas negligenciadas ou consideradas crônicas que as empresas simplesmente desistiram, como é o caso de Telecom”. Sendo uma área com alto índice de reclamação de clientes, já é quase cultural o fato de que problemas e prejuízos em telefonia fazem parte do chamado custo Brasil para muitas empresas.

Todavia, existe esperança. As organizações estão pedindo ajuda na hora resolver este problema. “Uma auditoria independente pode ajudar a salvar recursos e apontar onde o uso de tecnologia pode manter a eficiência”, afirma Tiago.

Num cenário de crise como o atual, quem está de olho nos recursos e como eles são empregados, serão aqueles que podem crescer mais rápido no pós-crise. Somente com um olhar cirúrgico sobre os gastos será possível chegar saudável no final deste momento de expectativas que vive o Brasil.

Sobre a WeAudit:

Há 7 anos no mercado, a WeAudit é uma empresa de auditoria e gestão em telefonia. Fundada pelo especialista em Gestão de TI e negócios, ela auxilia na redução de custos, eliminando as burocracias e deixando o caminho livre para que os gestores possam focar naquilo que mais importa para o seu negócio: Crescer.

Seja o primeiro a comentar on "Empresas investem em auditorias com objetivo de reduzir despesas em tempo de crise"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*