“Epopeia Turca de Korkut” foi adicionada à lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO

As obras são baseadas em doze lendas heroicas, histórias, contos e 13 composições musicais

A partir de agora, a Turquia tem 16 elementos na lista dos Patrimônios Culturais Imateriais da UNESCO: a Epopeia de Korkut, de Dede Korkut.

Baseado em 12 lendas heroicas, contos e 13 composições musicais tradicionais, compartilhadas e transmitidas por meio de gerações, Dede Korkut aparece em cada história como uma figura lendária e um indivíduo sábio de menestréis (na Idade Média, era o poeta e bardo cujo desempenho lírico referia-se a histórias de lugares distantes ou sobre eventos históricos reais), cujas palavras, música e expressões de sabedoria se relacionam com as tradições de nascimento, casamento e morte.

O anúncio da inclusão à lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO foi feito durante a 13ª sessão do “Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, realizado em Port Louis, capital das Ilhas Maurício.

Sobre Dede Korkut

Dede Korkut foi considerado o “sábio ancestral” do mundo turco. Acredita-se que ele tenha se originado das tribos Kayı e Bayat Oghuz. Com rumores de ter vivido entre 570 dC e 632 dC, na época do Profeta Muhammad, Dede Korkut é um ancestral de todas as tribos turcas. Seu nome aparece em épicos turcos e histórias folclóricas. As lutas épicas de vários heróis folclóricos são imortalizadas em suas histórias.

Contendo contos sobre a história turca, louvor de khans e várias passagens sobre leis morais turcas, os contos de Dede Korkut elogiam o bom tempo criticando os maus. Em cada narrativa, Dede Korkut aparece no final, orando pelas tribos Oghuz recitando poemas e ditos sábios. Geralmente, as histórias focavam nas guerras tribais turcas, na paz, nas famílias, na estrutura educacional, nos valores morais e no caráter estável das pessoas. A edição original do livro “Kitab-ı Dede Korkut Ala Lisan-ı Taife-i Oğuzhan” (O Livro Dede Korkut na Língua Oghuz), que consiste em 12 histórias épicas em árabe, está localizada na Biblioteca de Dresden, na Alemanha. A segunda edição é composta por seis histórias, e está na Biblioteca do Vaticano.

Mais informações em Facebook: Descubra-Turquia / Instagram: @DescubraTurquia

Sobre a Turquia

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu e separada pelo famoso Estreito da Turquia, sua geografia é rica e permite diferentes modelos climáticos, que vão do oceânico ao mediterrâneo. A Turquia faz fronteira com 8 países e tem Ancara como capital, enquanto Istambul é a maior cidade e principal centro cultural e comercial, abrigando o Grand Bazaar, ponto turístico que reúne mais de 4 mil lojas e diversos visitantes por dia. Com uma população de aproximadamente 80 milhões, o país abriga diversas cidades encantadoras como Bodrum, Antália, Kusadasi, Göreme, além de ter um povo afetuoso e hospitaleiro e gastronomia riquíssima.

Seja o primeiro a comentar on "“Epopeia Turca de Korkut” foi adicionada à lista do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*