Esclarecendo o câncer de próstata – Causas, sintomas e tratamentos

O Dr. Rodrigo W Andrade, urologista do Consulta Aqui, esclarece as principais dúvidas relacionadas ao câncer de próstata.

A próstata é a glândula sexual masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o esperma. Quando ocorre a multiplicação desordenada e acelerada de suas células, é caracterizado o câncer de próstata.

Pelo fato de, no estágio inicial, não existirem sintomas (mesmo por anos), é importante a visita regular ao médico especialista. “Nessa fase, a chance de cura chega a 90%”, explica o urologista do Consulta Aqui, Dr. Rodrigo W Andrade.

Nos casos de doença avançada, os sintomas vão desde dor no corpo (óssea), até dor ao urinar, sangue na urina ou no sêmen. “Nesse estágio,, a doença já está em fase avançada e os sintomas são bastante inespecíficos”, complementa o Dr. Andrade.

Não existem causas determinantes para o câncer de próstata, porém, a grande incidência, um em cada seis homens, tem fatores de risco como a hereditariedade e a obesidade. Além disso, indivíduos da raça negra tem maiores probabilidades de desenvolverem a doença.

Causa de muito preconceito entre os homens, o exame de toque retal é um importante método de diagnóstico da doença.  “Existem os exames laboratoriais, como o PSA, porém, cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pelo exame de toque retal feito pelo urologista”, explica o médico do Consulta Aqui.

O tratamento depende, principalmente, do estágio da doença e de uma opção que melhor sirva ao estilo de vida do paciente. Pode-se optar por vigilância ativa, radioterapia, cirurgia e hormonioterapia.

A doença muito raramente acomete homens jovens, entretanto, existem casos de doentes com menos de 45 anos de idade.

“Por não haver métodos preventivos, meu conselho aos homens é visitar regularmente o urologista a partir dos 50 anos, caso não tenha incidência da doença na família. Caso haja e em se tratando de pacientes negros e/ou obesos, a dica é procurar o especialista aos 45 anos”, adverte o Dr. Rodrigo.

Seja o primeiro a comentar on "Esclarecendo o câncer de próstata – Causas, sintomas e tratamentos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*