Festival de arte urbana leva mistura de ritmos para o Candeal

Cores, ritmos e manifestações artísticas diversas se misturam pelas ruas do Candeal, em Salvador, para a segunda edição do Candyall e Tal – Festival de Arte Urbana. O evento começa nesta sexta-feira (27) e vai até domingo (29), com arrastões, performances itinerantes, ocupações criativas e shows que vão movimentar diferentes espaços do bairro. O festival é promovido pela Associação Pracatum Ação Social, com patrocínio do Governo do Estado.

A itinerância é uma das marcas da iniciativa, que leva o público a percorrer as ruas para conferir as atrações espalhadas em sete palcos. Nomes como Carlinhos Brown, Luis Caldas, Lenine, Grovelândia e o violonista francês Nicolas Krassik estão na programação, que inclui apresentações também no Ghetho Square. Durante os três dias do festival, o público ainda poderá conhecer a gastronomia do bairro. Comida baiana, salgadinhos e outros quitutes serão vendidos nas ruas que recebem o evento.
Idealizador e diretor musical do Candyall e Tal, Gerson Silva destaca que a comunidade local participou ativamente da preparação para o evento, que está diretamente ligado às atividades já realizadas pela Pracatum. “O festival é uma continuação desse processo evolutivo dos trabalhos que já realizamos há anos aqui no bairro. Os moradores se capacitam para vender produtos para o público e tudo aqui vem para fazer fusão com a cultura do Candeal. É muito bacana ver essa força que a música tem, causando essa revolução no bairro. Não é um evento isolado”.
Foto: Carol Garcia/GOVBA

Gerson Silva, idealizador e diretor musical do Candyall e Tal

Convidado para esta edição da festa, o cantor e compositor baiano Betho Wilson se apresenta nesta sexta (27), ao lado de Lenine. “O Candyall e Tal tem essa característica de apresentar os ritmos nascidos no Candeal com a obra de outros artistas, fazendo essas experiências musicais. Eu estou entusiasmado para participar do festival porque sei do potencial do Candeal e das pessoas que fazem música aqui. É um momento peculiar da produção musical de nossa cidade”, afirma Betho.

Apoio à cultura

O Candyall e Tal – Festival de Arte Urbana recebe patrocínio do Governo do Estado por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura). O programa é uma parceria entre as secretarias de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz) que incentiva a realização de eventos de diversos segmentos culturais.
O diretor de fomento da Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), Matias Santiago, enfatiza que através da lei de incentivo fiscal é possível aportar recursos que são investidos nos eventos, beneficiando tanto os organizadores como as empresas envolvidas. “É uma iniciativa já desenvolvida há bastante tempo. Um dos nossos desafios é de tentar abarcar cada vez mais novos segmentos, com novas ações, não somente ligadas aos setores que comumente acessam essa linha de apoio, como a música, mas ampliando para dança, teatro, literatura e outras iniciativas”.  Confira a programação do Candyall e Tal:

27 de janeiro (sexta-feira) 

17h – Feira das Artes
18h – Grovelândia – Arrastão
18h – Palhaços do Rio Vermelho – Ruas do Bairro
18h – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
20h – Lenine e Betho Wilson – Jam session no Guetho Square

28 de janeiro (sábado)

16h – Feira das Artes
16h30 – Grovelândia – Bar Brasileirinho
16h30 – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
17h – Samba de Roda de Nicinha – Largo de Israel
17h30 – Percussiva Pracatum – Palco Zé Botinha
18h – Skanibais – Palco da Bica
18h30 – Mukindala – Praça das Artes
20h – Carlinhos Brown e Luiz Caldas – Jam session no Guetho Square

29 de janeiro (domingo)

16h – Feira das Artes
16h30 – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
17h – ZAP – Na escadaria do ZAP
17h30 – Triatuan – Palco Zé Botinha
18h – Tito Bahiense – Banda Ijexá – Palco da Bica
18h30 – Bitgaboot – Praça das Artes
20h – Mestrinho e Nicolas Kassik – Jam session no Guetho Square

Seja o primeiro a comentar on "Festival de arte urbana leva mistura de ritmos para o Candeal"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*