IDEMA amplia acervo do herbário do Parque das Dunas

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, através do Parque das Dunas e em parceria com o Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), está realizando coletas de material botânico nas Unidades de Conservação do Estado (Ucs). O trabalho visa a ampliação do acervo do herbário do Parque, que hoje abriga mais de mil amostras de plantas da flora potiguar e é uma importante ferramenta para pesquisadores da área.

A ação é coordenada pelo botânico Alan Roque e pela ecóloga Brenda Suellen, e envolve também a participação da engenheira agrônoma, Auxiliadora Sertão, além de biólogos, ecólogos e geógrafos que se reúnem periodicamente para discutir informações e características da flora nas Unidades de Conservação estaduais.

“Esse tipo de trabalho auxilia pesquisadores em teses de doutorado, dissertações, trabalhos de iniciação científica, etc. Coletar plantas das Unidades de Conservação é de fundamental importância para conhecermos quais espécies ocorrem nas UC’s”, afirmou o botânico do Parque, Alan Roque.

Em 2017 foi iniciado o trabalho de coleta botânica na Área de Proteção Ambiental Dunas de Jenipabu (APAJ) e essa semana, os especialistas atuaram no Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP), em Tibau do Sul. A ação, contou com o apoio da gestora do PEMP, Mariana Gondim e também dos policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM).

Após a coleta em campo de amostras férteis, imprescindível para a identificação, as plantas passam por um processo de secagem no laboratório. Depois desse procedimento, a amostra é arquivada junto às informações e inseridas em um banco de dados digital. As equipes envolvidas elaboraram um cronograma de coletas para visitar todas as UC’s ao longo do ano.

“Quanto maior o acervo, maior quantidade de pesquisadores em botânica conhecendo nossa flora. Cada vez que coletamos uma planta, guardamos 3 amostras. Uma é depositada no herbário do Parque e as outras duas são enviadas para outros herbários do país, o que garante que um fluxo maior de pesquisadores tenham contato com essas plantas. É dessa forma que sabemos quais espécies acontecem de fato, quais estão ameaçadas de extinção, quais estão protegidas, quais espécies são raras e endêmicas do RN”, ressaltou o biólogo.

Herbário

O herbário do Parque das Dunas, localizado no Centro de Pesquisa, é uma coleção de plantas secas que, atualmente, guarda cerca de 1.000 amostras botânicas da flora estadual. Uma das metas da equipe é padronizar o herbário para quando atingir 5.000 plantas, ele ser indexado, ou seja, tornar-se um fiel depositário reconhecido internacionalmente.

A coleção está disponível para visitas de terça a sexta, das 8h às 14h. Os pesquisadores que desejarem fazer consultas podem entrar em contato com a equipe através do e-mail: [email protected]

Seja o primeiro a comentar on "IDEMA amplia acervo do herbário do Parque das Dunas"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*