Megaoperação detalha plano de resgate em descarrilamento de trem de passageiros na Serra do Mar

Simulado prepara profissionais para atendimento de Acidente com Múltiplas Vítimas (AMUV) em local de difícil acesso na Estação Marumbi, em Morretes

Com o objetivo de aperfeiçoar o treinamento de profissionais para ocorrências com múltiplas vítimas, o Corpo de Bombeiros de Morretes, em parceria com a Rumo, responsável por administrar a linha férrea entre Curitiba e o litoral paranaense, promoveram nesta quinta-feira (8), um simulado de resgate na Serra do Mar. A megaoperação consistiu no atendimento de 30 passageiros de um trem que descarrilou na Estação Marumbi, em Morretes.

A simulação mobilizou além do Corpo de Bombeiros e a concessionária, equipes da Defesa Civil, SAMU, Hospital de Morretes, Serra Verde Express (responsável por operar o trem de passageiros) e outras instituições diretamente envolvidas com os trabalhos de resgate e apoio.  O local de difícil acesso foi selecionado para a formatação de um plano definitivo de atendimento emergencial. Todas as etapas foram acompanhadas pelas equipes de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), Centro de Controle Operacional (CCO) e Via Permanente da Rumo.

“A operação é essencial para aprimorarmos a comunicação e o controle em uma eventualidade deste porte. Os resultados foram positivos dentro do que programamos, desde o processo de triagem, tratamento das vítimas e transporte até a atuação integrada das esferas envolvidas na troca de informações”, destaca Everton Adriano da Costa, técnico de Segurança do Trabalho, da Rumo.

Durante o simulado foi adotada a técnica START (simples triagem e rápido tratamento). Prática adotada pela equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná que se baseia na avaliação da respiração, circulação e nível de consciência para definir o quadro de prioridades das vítimas em uma avaliação de 60 a 90 segundos. Para a remoção das vítimas foram utilizados um auto de linha, veículos 4×4 e ambulâncias. No total, o simulado teve duração de aproximadamente 2 horas e cerca de 30 profissionais envolvidos diretamente nas fases de planejamento e execução da atividade.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra mais de 12 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A base de ativos é formada por 1.000 locomotivas e 25.000 vagões.

Seja o primeiro a comentar on "Megaoperação detalha plano de resgate em descarrilamento de trem de passageiros na Serra do Mar"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*