OPINIÃO | Banco de Brasília volta a ser de todos os brasilienses

O Banco de Brasília (BRB) é muito maior do que qualquer quadrilha que tentou colocar a mão no dinheiro público dos brasiliense.

Vem ai um limpa na instituição bancária. Todos os envolvidos em escândalos de governos passados serão responsabilizados.

A Operação Circus Maximus, deflagrada essa semana pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, já está cuidando disso. A organização criminosa que ocupava a cúpula do BRB irá prestar contas à Justiça.

A partir de agora é olhar para frente e fazer cumprir realmente a missão do banco. É nisso que está empenhado o novo presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. Ele já anunciou uma faxina ética na instituição.

Não tem mais lugar para organizações criminosas. O banco voltou a ser de todos os brasilienses.

A missão do BRB é atuar como banco público voltado ao crescimento econômico e ao desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e regiões de influência, com soluções inovadoras e atendimento com excelência.

O BRB é reconhecido como instituição financeira de referência no Centro-Oeste. Paulo Henrique Costa afirmou em sua posse que o foco do banco deverá ser no cliente; na ética e transparência; na valorização das pessoas e respeito à diversidade; na sustentabilidade; na inovação; e no comprometimento com o resultado e com a gestão de riscos.

O novo presidente do Banco de Brasília assumiu com a liberdade de montar seu próprio time e com a responsabilidade de fazer uma gestão transparente e responsável.

Essa foi a principal cobrança do governador Ibaneis Rocha diante do que ocorreu no inicio da semana quando a Polícia Federal cumpriu mandado de prisões contra três diretores do BRB. Os três comandaram o banco durante os quatro anos do governo Rollemberg.

O governador também garantiu que o novo presidente do BRB irá rever todos os contratos feitos pela antiga diretoria e que o seu governo fará parceria com o Ministério Público, com o Judiciário e outros órgãos de controle por uma política de transparência e eficácia.

Para saber mais

O Banco de Brasília S.A. – BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (96,85%), foi criado no dia 10 de dezembro de 1964 (Lei Federal 4.545), e obteve autorização para funcionar, concedida pelo Banco Central do Brasil, em 12 de julho de 1966.

Com a sua criação, pretendia-se dotar o Governo do Distrito Federal (GDF) de um agente financeiro que possibilitasse captar os recursos necessários para o desenvolvimento da região. Em 1986, a denominação de Banco Regional de Brasília S.A. foi alterada para Banco de Brasília S.A., embora tenha permanecido a sigla BRB. Em 1991, transformou-se em banco múltiplo com as seguintes carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.

O BRB detém as seguintes participações acionárias:

69,7% da empresa Cartão BRB S.A.;

100% da empresa BRB – Crédito, Financiamento e Investimentos S.A.;

99% da empresa BRB DTVM – Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.;

3,1% da empresa Companhia Brasileira de Securitização – CIBRASEC, na condição de sócio-fundador.

Possui ainda participação indireta, por intermédio da Cartão BRB S.A., na Corretora Seguros BRB e na BSB Ativos.

Quantidade de empregados

O BRB conta com um quadro de 3.280 empregados. Além disso, conta com o apoio de 450 estagiários, 120 aprendizes e 705 terceirizados, gerando assim mais de 4.500 postos de trabalho.

Agências e canais

O BRB dispõe de 122 pontos de atendimento, sendo: 116 agências (101 no Distrito Federal , 05 localizadas em outras capitais: Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo; 01 em Unaí e 09 no interior do Estado de Goiás), além de 06 PAs do Distrito Federal.

A estrutura do BRB apresenta 797 terminais de autoatendimento próprios, estrategicamente localizados, com o intuito de oferecer maior comodidade aos seus clientes, que dispõem ainda de mais de 45 mil terminais de autoatendimento distribuídos pelo Brasil, compartilhados através da rede Banco do Brasil e TECBAN.

A rede de Correspondentes do BRB, chamada BRB Conveniência, conta com 164 unidades ativas em todo DF e entorno.

O BRB Banknet permite ao cliente BRB utilizar os serviços do banco fora do horário de atendimento ou de qualquer lugar onde haja acesso à Internet. Para garantir a tranquilidade de seus clientes nas transações realizadas por meio do BRB Banknet, o BRB utiliza o Token, um dispositivo de segurança enviado diretamente para o celular do cliente cadastrado.

O BRB Mobile lançado em outubro é um dos canais de atendimento do Banco, trazendo todas as facilidades de uma agência bancária para a palma da mão.

Principal Área de Atuação

A principal área de atuação do BRB é Brasília. O Banco de Brasília detém as contas de todos os funcionários do Governo do Distrito Federal. Com o propósito de impulsionar o esporte, a cultura, a educação, a arte e o empreendedorismo na região, o BRB apoia projetos nestas áreas e traz para Brasília eventos de destaque no cenário local e nacional.

Características

É o banco recolhedor dos tributos do GDF: IPTU/IPVA, multas do Detran e GPS. O BRB é também o Banco “pagador” dos salários dos empregados do GDF.

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