Projeto Rondon será realizado no mês de Julho em Mato Grosso

O projeto Rondon será realizado entre os dias 14 a 30 de julho em Mato Grosso. O termo de cooperação entre o Governo do Estado, prefeituras dos municípios contemplados e Ministério da Defesa foi assinado nesta quinta-feira (09.03), no Palácio Paiaguás. No dia 11 de julho o projeto completa 50 anos.

Além de atender oito municípios de Mato Grosso, a Operação denominada “Serra do Cachimbo”, abrangerá também dois distritos do município de Altamira, no Pará. Este ano o projeto contará com a participação de 190 estudantes/voluntários e tem como objetivo promover a troca de experiências entre universitários e a comunidade, buscando a promoção do desenvolvimento sustentável e bem estar.

“Sem o apoio do Estado e sem a participação dos municípios, seria muito difícil para o Governo Federal e para nós do Ministério da Defesa executarmos esse tipo de operação”, reforçou o coordenador nacional do projeto, Augusto Amaral.

Representando o governador Pedro Taques, o secretário adjunto da Casa Civil, José Adolpho Lima, destacou a importância da parceria do Governo do Estado, que participa pela terceira vez da ação.

“Este é um projeto que transforma vidas, tanto nas comunidades, como a dos profissionais envolvidos, pois passam a conhecer uma realidade que ainda não conheciam e sem dúvidas é uma experiência enriquecedora”, disse o secretário.

Em Mato Grosso, a operação será realizada nos municípios de Carlinda, Guarantã do Norte, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. Cada município receberá, por 12 dias, duas instituições com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por equipes.

As equipes vão ministrar oficinas nas áreas da Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Além da Unemat e Unic, também participam do projeto alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT).

“Este e um projeto de suma importância. Guarantã do Norte é uma cidade polo, que atende, inclusive, toda a região sul do Pará, onde se encontra a base aérea do Cachimbo. Quero agradecer ao governador Pedro Taques, porque este é um projeto que atende famílias de baixa renda e gera uma grande mudança”, afirmou Érico Stevan, prefeito da cidade.

De acordo com coronel e gerente do projeto Rondon, Paulo José Vasconcellos, a operação pode ser considerada um programa de extensão para o acadêmico.

“O estudante sai da zona de conforto da sala de aula e coloca em prática tudo o que aprende, em prol da comunidade. Em contrapartida, a população ganha conhecimento, procedimentos que passarão a adotar e implementação de medidas administrativas”, pontuou Vasconcellos.

Desde sua criação, em 11 de julho de 1967, o projeto realizou várias ações de cidadania, bem-estar, gestão pública e desenvolvimento local e sustentável. Ao longo dos anos, houve um aumento da área de atuação e muitas comunidades foram beneficiadas com as ações dos diferentes projetos.

Amazonas, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Bahia, São Paulo e Paraná estão entre os estados beneficiados. O projeto recebeu este nome em homenagem ao mato-grossense Cândido Marino da Silva Rondon, o “Marechal Rondon”, considerado Patrono das Comunicações no Brasil e com feitos reconhecidos mundialmente. A Operação Serra do Cachimbo conta ainda com a parceria de setes ministérios, Forças Armadas, Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica.

Seja o primeiro a comentar on "Projeto Rondon será realizado no mês de Julho em Mato Grosso"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*