Rollemberg acompanha força-tarefa do governo no Sol Nascente

Governador esteve no local na tarde desta segunda (6). Treze órgãos estão envolvidos na recuperação no setor habitacional depois das fortes chuvas

O governador Rodrigo Rollemberg esteve nesta segunda-feira (6) no Sol Nascente, em Ceilândia, para acompanhar as ações da força-tarefa do governo de Brasília que ocorrem no local desde sexta (3), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o setor habitacional.

Representantes dos 13 órgãos que integram o grupo reuniram-se no canteiro de obras do Trecho 2 para dar continuidade às decisões estratégicas. Eles já haviam se encontrado na manhã de hoje para definir prioridades e o cronograma de recuperação das áreas atingidas.

Entre as medidas prioritárias definidas pelo comitê de crise estão a desobstrução das vias e o reforço na coleta de lixo e na segurança, o monitoramento do escoamento do esgoto, o controle de energia elétrica e do abastecimento de água nas residências e o apoio assistencial às famílias que tiveram as casas atingidas.

“É importante que estejamos mobilizados durante todo o período de chuvas para fazer ações emergenciais porque a obra de drenagem ainda se estenderá e está sujeita a isso”, alertou Rollemberg, na reunião com o grupo.

O chefe do Executivo destacou a ocupação desordenada do solo como um dos principais problemas da região e reforçou que as obras de infraestrutura em andamento devem ser monitoradas permanentemente.

O balanço das ações foi apresentado ao governador pelos secretários de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra, de Projetos Estratégicos, Maria de Lourdes Abadia, e das Cidades, Marcos Dantas.

Os secretários acompanharam o governador em uma vistoria no Conjunto C da Quadra 125, de onde a Secretaria das Cidades retirou 300 toneladas de lama nesse domingo (5).

Atendimento a famílias atingidas pelo temporal

Nos dois dias de chuva — quarta (1º) e quinta-feira (2), a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos atendeu 14 famílias que tiveram as casas danificadas.

Para sete delas, foi solicitado o benefício vulnerabilidade (até seis parcelas de R$ 400 por mês) e o excepcional — o aluguel social, de até 12 parcelas de R$ 600 mensais.

Uma casa foi demolida para dar mais segurança aos moradores ao redor. A Defesa Civil montou uma tenda para prestar os primeiros apoios às famílias. Essas pessoas estão em casas de parentes.

 

Seja o primeiro a comentar on "Rollemberg acompanha força-tarefa do governo no Sol Nascente"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*