Seus pés são mais importantes do que você imagina!

Base do corpo, são eles que levam você de um lado para outro, certo? Pode parecer óbvio, mas não é, os pés pedem cuidados além de hidratação e pedicure para aguentarem o dia a dia corridos dos treinos. Veja as dicas da atleta de alta performance, Fernanda Surian.

Por Fernanda Surian

Fernanda Surian, atleta de alta performance há 4 anos, chama atenção para um assunto importante, mas muitas vezes negligenciados: os cuidados com os pés! “Seus pés são muito mais importante do que você imagina! Além de hidratar e fazer as unhas, o que mais você faz para cuidar deles?”, ela questiona. Fernanda lembra que existem alguns cuidados que nem custam muito e podem fazer super a diferença, aumentando o conforto e a saúde dos pés: “eu fiquei impressionada quando pesquisei sobre o assunto, especialmente quando descobri sobre a importância de andar descalço para aumentar o senso de postura e de equilíbrio do corpo. Vale a pergunta: quantas vezes por semana você se permite andar descalço”?

Fernanda comenta alguns dados que conseguiu coletar: “temos 26 ossos, 33 articulações, músculos extrínsecos (iniciam abaixo do joelho) e intrínsecos (iniciam abaixo do tornozelo), só falando por cima. Isso tudo em um pé. Já é muita coisa pra se cuidar, certo? Mas acabamos usando o calçado errado, pisando errado, não dando o mínimo de atenção e ainda achamos que sentir dor é “normal”, que “tá tudo bem”, “deixa assim”, lembra ela. Fernanda lembra que os pés ficam esgotados, como todo o resto do corpo, precisam de palmilhas que sejam adequadas à pisada própria de cada um e também algum carinho.

Ela revela um pouco da sua rotina e dá algumas dicas:

  1. Eu uso muito a bolinha de soltura, essas iguais às que a gente compra em montes pros nossos dogs e que esquece de usar na gente! Fazendo exercícios suaves com a planta do pé, é possível relaxar os tendões e a musculatura. Fora que a sensação de desestressar é incrível!
  2. No treino, tem alguns exercícios que pedem mais alinhamento e equilíbrio, então a postura tem que estar estável e os pés são super exigidos. O Squat, agachamento seja com barra ou sem barra, e o Pistol, o agachamento unilateral, são dois exemplos que exigem muita flexibilidade, equilíbrio e força nas pernas, ou seja, pés também, né, galera?
  3. É muito importante ter atenção para todas as partes do corpo: se você sentir dores nos pés, tem algo sendo feito errado e é preciso um cuidado extra, explorar o corpo, ver onde está o problema real. Autocuidado é sempre fundamental.

 

Sobre Fernanda Surian

Professora de inglês desde 2008, Fernanda já coordenou professores, deu aula fora do Brasil e agora oferece um curso próprio com foco em inglês instrumental. Formada em nutrição, Fernanda foi se especializar no inglês cursando tradução e legendagem. É certificada por Cambridge e pelo CELTA. Em 2014, Fernanda se apaixonou pelo mundo do Crossfit e começou uma carreira de atleta de alta performance. Desde 2016, Fernanda uniu os dois mundos e hoje compartilha em seu blog informações preciosas sobre técnica, treino e autoconhecimento e oferece cursos com foco nesse universo do esporte, para ajudar coaches e alunos a melhorarem seu desempenho.

Mais informações

Fernanda Surian |  www.fernandasurian.comfernanda@fernandaidiomas.com.br

Seja o primeiro a comentar on "Seus pés são mais importantes do que você imagina!"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*