Shopping de Belém inaugura espaço de leitura do projeto Livro Solidário

Crianças e pais que passeavam pelo Parque Shopping, em Belém, tiveram uma experiência diferente na noite desta segunda-feira, 17. A abertura do espaço de leitura do projeto Livro Solidário, do Governo do Estado do Pará, atraiu a curiosidade dos pequeninos, que ficaram concentrados nos contos do Grupo Xamã Contadores de História.

A falante Ana Lívia, de apenas 6 anos, arranjou um espaço no sofá e, ao lado da avó Fátima Cardoso e do irmão Paulo Henrique, de 4 anos, acompanhou toda a apresentação. Estudante do primeiro ano na Escola Estadual Nair Rodrigues, no bairro 40 horas, em Ananindeua, ela disse que gosta muito de escutar histórias. “Eu achei esse local muito bonito. Tem livros e eu gosto disso”, contou a menina.

Durante a roda de leitura, foram contadas as histórias de “Araguaci – O Pássaro Bonito”, de André Marçal; “A Mulher Pluma e o Astro da Manhã”, conto indígena da América do Norte que integra o livro “Volta ao Mundo dos Contos nas Assas de um Pássaro”, e “A Origem das Estrelas”, de Bia Bedran.

A ideia foi da própria direção do shopping, que procurou a Imprensa Oficial do Estado (IOE), coordenadora do projeto em parceria com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), com a proposta de montar um Espaço de Leitura. “Nós ocupamos o shopping com espaços e atividades que gerem bem estar ao público. Incentivamos áreas de convivência que eduquem e contribuam para isso”, explicou Izabel Portela, superintendente do Parque Shopping Belém.

A abertura do espaço de leitura do projeto Livro Solidário atraiu a curiosidade dos pequeninos, que ficaram concentrados nos contos do Grupo Xamã Contadores de História

O espaço de leitura possui uma decoração especial. Além da identidade visual que caracteriza as salas de leitura do Livro Solidário, o ambiente conta com estantes, bancos e sofás confeccionados a partir de madeira reciclada (pallets) e bobinas que vieram da parte operacional do shopping e foram utilizadas no local. As almofadas e tecidos usados para revestir as mesas também são reaproveitados de outros eventos, tudo para garantir um ambiente agradável e confortável para os leitores.

O projeto doou cerca de 300 livros, de interesse geral, que estão à disposição do público que vai ao shopping. Os frequentadores também serão estimulados a fazerem doações de livros para o espaço e para o projeto, por meio de campanhas ao longo do ano. “Estamos honrados em colaborar com uma ação tão importante, que valoriza a cultura e a educação. É uma iniciativa importante e que culmina com a campanha do mês de abril do Governo. Quantos mais locais como esses conseguirmos ter, melhor”, contou Cláudio Rocha, presidente da IOE.

A implantação do espaço faz parte da campanha promovida pelo Governo do Estado para fomentar a leitura no Pará, em ação integrada, envolvendo toda a estrutura de governo e coordenada pelas Secretaria de Estado de Educação (Seduc), de Cultura (Secult) e de Comunicação (Secom), juntamente com o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), Fundação Cultural do Pará (FCP) e Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE).

“É muito bom tem um espaço de incentivo à leitura de fácil acesso. São ações como estas que iniciam a mudança de cultura e a prática da cidadania e da partilha. Queremos que as pessoas possam consumir muita cultura aqui também”, disse Daniele Khayat, diretora geral do NAC.

Inaugurações

Nesta terça-feira, 18, em parceria com a Fundação Pro Paz, o projeto inaugura uma sala de leitura no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão). O local receberá as crianças e jovens atendidos pelo projeto Pro Paz nos Bairros, com um acervo com cerca de 500 livros de interesse geral.

Até o final do ano, a previsão do projeto é implantar espaços de leitura também na Creche Cordeirinho de Deus (no bairro de São Brás, em Belém); Escola Municipal de Ensino Fundamental Gregório Rosa Filho (na Comunidade Quilombola Abacatal, em Ananindeua), Escola Estadual Panorama XXI (no Conjunto Panorama XXI, também em Belém) e Polo Pro Paz Ufra (Comunidade Taboquinha, na área do Cubatão, em Icoaraci).

Com a inauguração do espaço no shopping, atualmente o Livro Solidário possui seis espaços de leitura e, no ano passado, apoiou 50 projetos com a doação de cerca de 14 mil livros.

Quem quiser fazer doações de livros pode procurar o Projeto Livro Solidário, que fica na sede da Imprensa Oficial do Estado, na Travessa do Chaco, 2271. Marco. Telefone: 4009-7847 / email: [email protected]. Na página da internet www.pa.gov.br/leitura é possível saber mais detalhes de como montar um ponto de leitura, realizar um projeto de arrecadação de livros, saber mais locais para doações de obras, além de ter acesso e poder fazer download de toda a campanha de incentivo à leitura.

Seja o primeiro a comentar on "Shopping de Belém inaugura espaço de leitura do projeto Livro Solidário"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*