Vaidade masculina em alta: eles também querem uma pele de bebê

Acne, manchas, rugas e tantas outras marcas de expressão. Esses são alguns dos problemas que tiram o sono das mulheres e dos homens também. É isso mesmo! Até um tempo atrás, eles não ligavam ou, simplesmente, conviviam com tudo isso, afinal os cuidados com a pele não eram uma preocupação do sexo masculino. Hoje, são. A verdade é que a vaidade masculina está em alta.

Essa afirmação não é achismo. A prova está nos números. Levantamentos feitos por empresas do segmento de beleza, revelam que a venda para este público cresceu em várias partes do mundo: Canadá (41,5%), França (21,5%) e Itália (19,3%). E o Brasil? Uma pesquisa mostrou que, entre junho de 2014 e junho de 2015, os brasileiros (homens) representaram 35% dos consumidores da indústria de cosméticos, no país. A mesma constatação teve o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, ao divulgar um percentual ainda maior, de 37%, contra 12% em outros países.

Esteticista há mais de 20 anos, Simone Santiago, acompanha de perto essa mudança de comportamento. O Centro de Estética do qual é proprietária deixou de ser um ambiente exclusivamente feminino. “Eles têm assumido que gostam de cuidar do corpo e da pele e são exigentes. Estão sempre atrás de novidades – produtos e serviços – que corrijam as falhas e promovam resultados rápidos e eficazes”, explica a empresária.

E o que o mercado oferece para eles? Tem de tudo. Numa primeira conversa, o profissional faz uma avaliação para detectar as principais necessidades e escolher a técnica mais adequada e eficiente para a situação. Listamos alguns dos principais motivos que levam os homens aos centros de estética.

Acne: nos homens, os cravos e espinhas são mais frequentes na puberdade. No entanto, podem aparecer ao longo da vida. O detalhe é que a pele masculina é mais oleosa por conta da testosterona (hormônio encontrado em grande quantidade no sexo masculino). O queixo e as laterais da face e do nariz são as áreas mais atingidas, o que potencializa o aparecimento desses pequenos intrusos. Os poros abertos também são consequência desse excesso de oleosidade. Nesse caso, sessões de Rádio Frequência e Peelings são suficientes para afastar esses inimigos.

“Uma dica é evitar limpar o rosto com as mãos sujas, durante e depois da prática de esportes. Isso só agrava. Eu aconselho usar no pulso as munhequeiras, como fazem os tenistas. Ao lado disso, se fizer a limpeza da pele, pelo menos, uma vez por mês, a diferença será visível”, esclarece Simone.

Foliculite: é a infecção dos folículos pilosos. Caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas espinhas em volta de um ou mais folículo. Há vários níveis. Em geral, provoca coceira, vermelhidão e irritabilidade. O manuseio incorreto do aparelho de barbear é dos fatores desencadeadores. Há produtos específicos que solucionam o problema.

Melasma: o nome parece estranho, mas é bem comum. São aquelas manchas escuras que quando você olha no espelho elas estão lá, surgidas de uma hora para a outra. Elas são menos frequentes nos homens, mas eles não estão livres. A principal causa é a exposição excessiva ao sol. Tratamentos com produtos específicos garantem o desaparecimento e uma aparência mais jovem. É fundamental usar filtro solar, independentemente, da cor da pele e da idade, para evitar o agravamento.

Marcas de Expressão: quem disse que homem não tem rugas e outras marcas de expressão pelo rosto? Tem sim. Eles não as desejam, mas com o passar do tempo elas estão lá firmes e fortes nas laterais dos olhos, na testa e na área que vai dos cantos do nariz até os cantos da boca – chamado bigode chinês. O segredo é melhorar a produção de colágeno, por meio de produtos específicos. Além disso, as sessões de peelings, micro-agulhamento, eletrolifting e rádio frequência oferecem ótimos resultados.

Impossível falar em pele masculina e deixar de lado uma particularidade masculina: a barba. O ato de barbear-se sem atenção pode provocar irritabilidade e foliculite. .Alguns cuidados podem evitar pelos encravados, escurecimento da região e menos agressão ao rosto. Um deles é umedecer e aquecer a pele para dilatar os poros. Por isso, o ideal é barbear-se dentro de um box, durante o banho e em frente a um espelho.

“É muito interessante ver a preocupação do homem com todos esses detalhes. Quem não quer se sentir bonito e ser visto da mesma forma pelos amigos? A busca pela melhor aparência não é uma questão apenas de beleza, mas também de qualidade de vida. E nós aqui no Centro de Estética primamos por isso. O paciente que está com a autoestima lá em cima vive melhor consigo e com o outro”, conclui Simone Santiago.

Seja o primeiro a comentar on "Vaidade masculina em alta: eles também querem uma pele de bebê"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*