Secretaria de Saúde lança manual de contratações

Lançado nesta terça-feira (18), documento é inédito na pasta e tem o objetivo de padronizar o processo entre a secretaria e as empresas fornecedoras de bens e serviços

O primeiro manual de contratações da Secretaria de Saúde foi lançado na manhã desta terça-feira (18), em cerimônia no auditório da pasta, na Asa Norte.

O documento estabelece normas para procedimentos ajustados entre o órgão e empresas fornecedoras. O objetivo é padronizar o processo de contratação de bens e serviços na rede. As novas regras entram em vigor em 1º de junho.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, assinou portaria do Regulamento de Compras, que é regulamentado pelo manual de contratações.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, assinou portaria do Regulamento de Compras, que será complementado pelo manual de contratações. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Após assinar portaria do Regulamento de Compras, que será complementado pelo manual, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, explicou que o rito proposto se baseia em quatro princípios:

  • Eficiência, ao racionalizar o uso de recursos públicos
  • Monitoramento e controle, acompanhamento contínuo dos processos com indicadores de qualidade
  • Planejamento, com padronização das contratações
  • Transparência, ao definir bem o papel de cada servidor

“Temos compra de medicamentos que dura cerca de 13 meses, é excessivo. E alguns dos processos têm 14 ou 15 documentos de inicialização”, afirmou Fonseca. “A legislação é esparsa, há a Lei de Licitações, decretos, decisões do Tribunal de Contas, instruções normativas do Ministério do Planejamento, nada sintetizado.”

“Queremos acabar com as compras emergenciais. As regulares são a preço de mercado, mais baratas e mais seguras”Marúcia Valença, subsecretária de Administração Geral da Secretaria de Saúde

Gerente do projeto que resultou no manual e responsável pela apresentação do documento, a subsecretária de Administração Geral da pasta, Marúcia Valença, enfatizou a economia que as novas regras podem trazer. “Queremos acabar com as compras emergenciais. As regulares são a preço de mercado, mais baratas e mais seguras”, disse.

Servidores serão capacitados para seguir o manual de contratações

Servidores envolvidos nos processos de contratações começam a receber treinamento já nesta terça-feira (18). A capacitação ocorre em duas etapas, com workshops, coaching e materiais de apoio.

A primeira fase ocorre até quinta-feira (20). Participam dela subsecretários, diretores de subsecretarias, coordenadores, assessores especiais, diretores administrativos, diretores gerais dos hospitais e superintendentes das regiões. Serão três turmas com até 30 participantes.

A segunda etapa ocorre de 2 a 31 de maio, último dia antes de as novas regras entrarem em vigor.

Seja o primeiro a comentar on "Secretaria de Saúde lança manual de contratações"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*