Belivaldo acompanha procissão de Nosso Senhor dos Passos

A devoção ao Senhor dos Passos remete ao encontro da imagem do santo no Rio Paramopama, que cruza o município, há 200 anos. A projeção do evento entre os fieis fez com que a festa se tornasse patrimônio imaterial de Sergipe

 

Neste fim de semana, dos dias 23 a 25, o município de São Cristóvão acolheu milhares de romeiros que celebraram sua devoção a Nosso Senhor dos Passos. O vice governador Belivaldo Chagas, representando o governador Jackson Barreto, compareceu ao último dia da festa, participando da tradicional procissão do Encontro.

Recepcionado pelo prefeito Marcos Santana e pelo vice-prefeito Adilson Júnior, Belivaldo seguiu a procissão após a chegada das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores à Praça São Francisco. O trajeto lembra o caminho percorrido por Jesus até seu sepultamento.

A devoção ao Senhor dos Passos remete ao encontro da imagem do santo no Rio Paramopama, que cruza o município, há 200 anos. A projeção do evento entre os fieis fez com que a festa se tornasse patrimônio imaterial de Sergipe.

De acordo com o vice-governador, a festa do Senhor dos Passos é não só um ato religioso como um importante incentivo ao turismo no Estado. “Aqui estamos ao lado do prefeito Marcos e amigos para nesse dia de fé rezar, agradecer e pedir a Deus que continue a proteger todos nós. São Cristóvão volta a despontar no cenário cultural e turístico. Esse é um evento de turismo religioso que atrai diversas pessoas de diversos municípios e, inclusive, de fora do Estado. Portanto, quero parabenizar todos que fazem esse evento. Toda a organização, seja de forma direta ou indireta”, afirmou Belivaldo.

O prefeito Marcos Santana ressaltou a parceria do governo do Estado para a realização do evento. “A festa de Senhor dos Passos é a mais importante do ponto de vista religioso e econômico para a cidade. É uma tradição secular que data dos primeiros anos do século XVII. Nessa festa, a prefeitura entrou com toda a estrutura de logística e segurança, e aí o governo do Estado entrou. É importante lembrar também a participação do Banese, que deu esse apoio justamente pela questão da atividade cultural e econômica da festa”, disse.

O frei Sérgio Anselmo, pároco na Igreja Matriz, falou sobre o significado da festa para os cristãos. “Entra ano e sai ano e nós enchemos esta cidade, vindos de longe com as caravanas, ferindo nossos pés ruas. Lembramos a dor de um inocente cujo único crime foi dizer sim, quando todos disseram não”, comentou.

Presenças

Estiveram presentes os deputados federais Fábio Reis e João Daniel; os deputados estaduais Silvia Fontes e Francisco Gualberto; o diretor-presidente da Fundação Aperipê Givaldo Ricardo; o secretário de Estado da Inclusão, Zezinho Sobral; o secretário de Estado do Turismo, Fábio Henrique; a ex-prefeita de Itaporanga D’Ajuda, Gracinha Garcez, entre outras autoridades.

Seja o primeiro a comentar on "Belivaldo acompanha procissão de Nosso Senhor dos Passos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*