Brasileiros sofrem com as dores causadas pela fibromialgia

Sintomas podem ser reduzidos com a prática de exercícios físicos

Uma doença dolorosa, crônica e não inflamatória que atinge, principalmente, mulheres de 30 a 50 anos, a fibromialgia é caracterizada pela dor musculoesquelética (músculos, tendões e ligamentos), ou seja, dor por todo o corpo e com múltiplos pontos sensíveis à palpação.

No entanto, mesmo tendo como manifestações clínicas a indisposição, a fadiga, a dor, os distúrbios do sono, a depressão e a ansiedade; a atividade física é de extrema importância para o tratamento da doença.

De acordo com especialistas, pessoas com quadro de fibromialgia, provavelmente terão uma vida social abalada, o trabalho prejudicado e a qualidade de vida deficiente, mas com a atividade física esse quadro pode ser revertido.

            O educador físico, Maurício Peixoto – a frente da Funcionall Treinamento Inteligente – diz que pessoas portadoras dessa doença devem se exercitar como forma de completar o tratamento. “A atividade física orientada de acordo com o desenvolvimento corporal de cada pessoa, promove um relaxamento nos locais afetados, bem como uma melhora dos sintomas e da qualidade de vida. Os exercícios de relaxamento e alongamento são ideais para fortalecer o sistema cardiovascular, elevando assim a capacidade respiratória e aumentando a musculatura e a força”, explica.

            Tal condicionamento é adquirido por meio de um treinamento progressivo em que a carga de esforço cresce de acordo com a capacidade de cada pessoa, dessa forma, os exercícios devem ser iniciados com total respeito à capacidade física do aluno e, com o passar do tempo, aumentados gradativamente. Contudo, nem sempre o resultado é imediato, mas em muitos casos, eles aparecem de forma rápida e definitiva.

            Maurício afirma ter uma aluna com fibromialgia e, para ela, o trabalho desenvolvido vem surtindo grandes efeitos positivos. Tudo começou com uma avaliação detalhada, na qual se verificou, em uma anamnese focada, todo o histórico e, a partir disso, foi feita uma avaliação do movimento para ver o que está deficiente no corpo dela e, assim, descobrir quais os pontos de maior tensão. “Iniciamos um tratamento com liberação miofascial para reduzir as tensões e as dores, em seguida, um trabalho de estabilização e fortalecimento, para que o corpo dela suporte novas crises ou até mesmo se recupere de forma mais rápida”, explica Maurício.

            Conciliado a esse tratamento, os profissionais da Funcionall Treinamento Inteligente, criaram um treinamento aeróbico personalizado para aumentar a vascularização muscular e alcançar níveis hormonais, que são de extrema importância para a reabilitação da doença. “Todo o trabalho feito com essa aluna foi personalizado, pois cada paciente apresenta sintomas peculiares e respostas diferentes”, conclui.

Seja o primeiro a comentar on "Brasileiros sofrem com as dores causadas pela fibromialgia"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*