Cooperação estratégica: modelo de relacionamento com os clientes da BRBCARD

Por Humberto Augusto Coelho

O mercado competitivo tem levado as empresas a intensificar suas habilidades e competências, encontrando muitas vezes nas alianças estratégicas a forma mais eficiente de alavancar resultados.

A cada dia, inúmeras parcerias são formadas por empresas que buscam expandir e desenvolver seus negócios. Elas se apresentam de diferentes formas, tais como cooperação informal, contratos formais, alianças de capital (investimentos minoritários, joint ventures e consórcios) e as redes estratégicas (envolvendo várias empresas).

Os benefícios da colaboração podem ser observados, de forma não exaustiva, na redução dos custos, acesso ao conhecimento, distribuição do risco, desenvolvimento de competências em gestão de redes e parcerias, fidelização de clientes por meio de redes de cooperação e alavancagem dos investimentos.

Nas alianças de cooperação informal, as empresas trabalham em conjunto, sem um vínculo contratual, onde os compromissos mútuos são definidos entre as partes e o controle está nas mãos de cada empresa, atuando separadamente.

As alianças de cooperação formal são utilizadas quando as empresas desejam assumir compromissos expressos contratualmente, podendo envolver a divisão de atribuições, riscos e benefícios futuros. Os contratos firmados nestas alianças geralmente são estabelecidos com o intuito de alavancar os resultados e potencializar as ações negociais das empresas. As alianças bem sucedidas são tipicamente caracterizadas por elevados níveis de confiança, de flexibilidade e de comprometimento, o que possibilita o surgimento de um processo de aprendizado cíclico.

A BRBCARD é uma Companhia integrante do conglomerado do BRB – Banco de Brasília S/A, sendo responsável pela liquidação financeira dos arranjos de pagamento que participa.

Trata-se de uma companhia genuinamente brasiliense, que valoriza sua regionalidade, mantendo-se atenta às necessidades de seus clientes e do mercado de meios eletrônicos de pagamentos, atuando com um portfólio diversificado de produtos, que inclui cartões de crédito, débito, múltiplos e pré-pagos.

Os canais de vendas da BRBCARD estão consignados nas agências do BRB, na Central de Vendas e nas ações dos promotores comerciais.

Visando o incremento no faturamento, a BRBCARD desenvolveu um modelo de parceria estratégica com o objetivo de alavancar os resultados, dar visibilidade à marca e ampliar a carteira de clientes.

Modelo de parceria realizado entre BRBCARD e ABRASEL-DF

A ideia é permitir que empresas e instituições de diversos segmentos, tais como associações, sindicatos, faculdades, entre outros, bem como vendedores autônomos (pessoa física), comercializem os cartões BRBCARD, puro crédito, podendo ainda agregar mais valor aos produtos com novos benefícios para os clientes.

A modalidade de vendas porta em porta é a forma mais antiga de comercialização que existe, e sempre apresentou grande efetividade, tanto por sua proximidade com o cliente quanto por seu baixo custo.

A BRBCARD promoverá eventos e fóruns de discussão com o intuito de apresentar o modelo de parceria aos empresários e demonstrar que a relação trará retorno para ambas às partes, uma vez que os clientes BRBCARD serão incentivados a frequentar os estabelecimentos mediante os benefícios a serem ofertados. Além de comercializar os produtos e serem remunerados pela produção de cartões ativados, as empresas poderão oferecer descontos exclusivos para os clientes BRBCARD. Em contrapartida, a BRBCARD oferecerá a divulgação da parceria e promoção acordada com cada empresa, para toda a base de clientes, estampando suas marcas como parceiras da BRBCARD e dando visibilidade aos benefícios exclusivos ofertados pelos participantes.

 

O modelo de compartilhamento de serviços e as alianças de cooperação formam um novo conceito de relacionamento com os clientes, trazendo maior sinergia na cadeia de valores.


  • Humberto Augusto Coelho é diretor de Tecnologia, Canais e Projetos da BRBCARD.

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