Curso aborda evolução da Educação Inclusiva no Piauí

A atividade marca o encerramento do curso de formação continuada para professores e gestores que atuam com educação inclusiva

O curso de “Educação Inclusiva sob a perspectiva interdisciplinar” promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Centro de Formação Continuada, é realizado durante esta quarta (05. A atividade marca o encerramento do curso de formação continuada para professores e gestores que atuam com educação inclusiva.

Durante a manhã, a gerente de Educação Especial (GEE), Maria Eleonora Pereira de Sá, falou sobre como está estruturada a rede de inclusão na Seduc e como se busca fazer a inclusão na educação. A professora Sunamita Machado fez uma exposição sobre o Censo Escolar: dificuldades e/oudeficiências mais presentes na escola e o professor Cristiano de Assis Silva fez uma palestra com o tema acessibilidade e inclusão: pauta formativa em uma instituição de Ensino Privada.

A programação da tarde, das 13h30 às 18h, inclui a socialização das atividades: projetos de intervenção nas escolas com professores formadores e cursistas, coquetel de encerramento e sorteio de brindes.

A iniciativa tem como objetivo implementar a prática educativa de gestores e educadores, sob a ótica da inclusão e respeito a diversidade, por meio de ações cujo planejamento e execução estejam relacionados às necessidades pontuais ou já registradas no PPP das escolas. Além de contribuir para o crescimento da equidade na aprendizagem dos educandos através da efetiva busca de solução para os problemas ocasionados pela exclusão e desrespeito à diversidade tendo como base nos direitos humanos e cidadania.

Expansão da Educação Especial

De acordo com Eleonora, a educação inclusiva passou por três fazes: a primeira a da exclusão, em que esses alunos eram ignorados, depois veio a integração, em que eles estão na escola mas não estão integrados as suas políticas educacionais e a partir dos anos 2000 teve início a fase da Inclusão no sentido pleno da palavra, em que se busca de fato a inclusão dessas pessoas na rede educacional.

A gerente de educação inclusiva, que participou da fundação do Centro Integrado de Educação Especial (CIES), onde atuou por oito anos, explicou que hoje o Piauí conta com seis centros especializados.

O CIES, atendendo crianças com deficiência até os 14 anos, o Centro Ana Cordeiro, voltado a deficiência intelectual e outros transtornos, o Centro de Estimulação Sensorial (CES), o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiências Visuais (CAP), e o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (Naah/S), além de 162 salas de recursos multifuncionais distribuídas nas escolas da rede estadual.

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