Datafolha: Senador Crivella lidera isolado no Rio, com 29%, Freixo, 11%, e Jandira e Pedro Paulo, 8%

O Instituto Datafolha a primeira pesquisa que reflete o começo da propaganda eleitoral no rádio e na TV na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro, colocando o senador Marcelo Crivella bem à frente dos outros candidatos. Segundo o Datafolha, cinco estão tecnicamente empatados em segundo lugar: Marcelo Freixo, Jandira Feghali, Pedro Paulo, Indio da Costa e Flávio Bolsonaro. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Na pesquisa, Marcelo Crivella (PRB) aparece com 29%, seguido de Marcelo Freixo (PSOL), 11%; Jandira Feghali (PC do B), 8%; Pedro Paulo (PMDB), 8%; Indio da Costa (PSD), 6%; Flávio Bolsonaro (PSC), 6%; Osorio (PSDB), 4%; Alessandro Molon (Rede), 1%; Cyro Garcia (PSTU), 0%; Carmen Migueles (Novo), 0%; Thelma Bastos (PCO), 0%; branco/nulo, 19%; não sabe/não respondeu: 7%.

No levantamento anterior, realizado pelo instituto, entre os dias 23 e 24 de agosto, Crivella tinha 28%, seguido por Freixo (11%), Bolsonaro (9%), Jandira (7%), Pedro Paulo (5%), Indio da Costa (4%), Osorio (3%), Molon (2%) e Cyro Garcia (1%). Carmen não tinha pontuado e Thelma Bastos não entrou na pesquisa, que foi realizada antes de a candidata ser registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos e nulos eram 20% e indecisos somavam 9%.

O Datafolha ouviu 928 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, no dia 8 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-05459/2016.

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar a relação de candidatos), o resultado foi o seguinte:
– Marcelo Crivella: 15%
– Marcelo Freixo: 6%
– Pedro Paulo: 4%
– Flávio Bolsonaro: 3%
– Jandira Feghali: 3%
– Indio da Costa: 3%
– Osorio: 2%
– Outras respostas: 2%
– Branco/nulo: 19%
– Não sabe/não respondeu: 43%

Rejeição

De acordo com a pesquisa, Pedro Paulo tem uma taxa de rejeição de 28%, Bolsonaro, 27% e Jandira, 23% (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja todos os índices:
– Pedro Paulo: 28%
– Flávio Bolsonaro: 27%
– Jandira Feghali: 23%
– Marcelo Crivella: 22%
– Cyro Garcia: 16%
– Marcelo Freixo: 15%
– Indio da Costa: 14%
– Osorio: 14%
– Carmen Migueles: 13%
– Alessandro Molon: 12%
– Thelma Bastos: 13%
– Rejeita todos/não votaria em nenhum: 8%
– Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 4%
– Não sabe: 8%

Segundo turno

Pela primeira vez nesta eleição, o Datafolha elaborou três situações de segundo turno. Os candidatos escolhidos para esses cenários foram aqueles com intenções de voto mais altas na pesquisa do instituto, em agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Veja os números.

Crivella: 51%
Freixo: 30%
Brancos/nulo: 16%
Não sabe: 4%

Crivella: 54%
Bolsonaro: 21%
Brancos/nulo: 16%
Não sabe: 4%

Crivella: 50%
Jandira: 29%
Em branco/nulo: 18%
Não sabe: 3%

Seja o primeiro a comentar on "Datafolha: Senador Crivella lidera isolado no Rio, com 29%, Freixo, 11%, e Jandira e Pedro Paulo, 8%"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*