Entrevista Orkut Buyukkokten | Inovação e tendência no Vale do Silício

A renomada revista do Vale do Silício, a Silicon Valley Magazine entrevistou 5 empreendedores que estão inovando e inspirando o Vale do Silício e o mundo, conheça a edição que trouxe Orkut B. na capa

Liderança, trajetória profissional de estudante de Stanford à engenheiro de produtos do Google, tendências de mídias sociais e lançamento da Hello Network. Estes foram alguns temas abordados na entrevista do fundador do orkut.com e CEO da Hello Network, Orkut Buyukkokten para a matéria de capa da edição de maio da Silicon Valley Magazine. 

Orkut Buyukkokten revela suas inspirações, percepções de mercado e motivações para a criação de uma rede social que conecta as pessoas por paixões. Ao lado de Chris Lorway, diretor executivo do Stanford Live e Bing Concert Hall, Nicole Taylor, presidente e CEO da Silicon Valley Community Foundation, Michaela Hoag, fundadora da empresa de angariação de fundos Alzheimer Part the Cloud e Sal Khan, fundador da Khan Academy.

Confira os melhores momentos da entrevista com o empreendedor para a Silicon Valley Magazine:

– Pode compartilhar sua formação e trajetória profissional? 

Eu sou de nacionalidade turca. Sou engenheiro com doutorado em ciência da computação pela Universidade de Stanford. Em 2004 criei uma rede social chamada orkut.com enquanto atuava como engenheiro no Google. Essa rede social foi sucesso absoluto no Brasil e Índia e atingiu um recorde de 30 milhões de usuários, mas foi descontinuada em 2014 pela Google. Em 2016 co-fundei a Hello Network que é uma rede social que tem como objetivo conectar as pessoas por paixões em comum. 

– Como você enxerga o cenário das redes sociais? 

Eu vejo pessoas de todo o mundo compartilharem suas vidas nas redes sociais e me preocupo com o que vejo. A mídia social deveria nos aproximar e criar um mundo melhor, mas o uso excessivo está nos levando ao isolamento e infelicidade. A solidão se tornou uma epidemia global. Como ex-engenheiro de produtos sei que as empresas criam algoritmos que se concentram na otimização de cliques de engajamento e publicidade para gerar receita e crescimento para os investidores. Este é um problema que estamos endereçando com o aplicativo Hello. 

– Afinal, o que é a Hello Network? 

Lançada no Brasil, o aplicativo hello tem 1,5 milhão de usuários em todo o mundo e tem como principal objetivo aproximar as pessoas pelas paixões que têm em comum. As comunidades da rede social são baseadas em interesses compartilhados. No app existe um ícone de coração para cliques de aprovação, mas eles são anônimos, pois não queremos que nossos usuários se apeguem a isso, pois torna o ambiente muito competitivo e as pessoas começam a medir amor, respeito e a autoestima pelo número de curtidas e comentários recebem. Assim deixa de ser uma interação social e vira um jogo de números. O app hello está focado em promover conexões inesperadas e conversas genuínas sobre paixões compartilhadas, não viralidade.

Bate bola, jogo rápido:

– Como você descreveria seu estilo de liderança?

Empático, consciente e inclusivo.

– Quem te inspira?
Meu pai, um cirurgião que costumava cobrar apenas aos pacientes o que eles podiam pagar ou, se não podiam pagar, ele não cobrava nada.

– Se eu pudesse voltar no tempo, diria a mim mesmo… 
Não aceite tudo o que as outras pessoas dizem ou pensam de você.

– Ir para Stanford… 
Mudou minha vida.

– O melhor conselho que recebi foi… 
Liderar pelo exemplo (do meu pai).

Se eu tivesse três desejos, desejaria…
O fim das guerras,  a capacidade de ler mentes para então chegar ao terceiro desejo que é fazer o primeiro contato com formas de vida alienígenas inteligentes.*Orkut Buyukkokten é o engenheiro fundador da primeira rede social que engajou brasileiros, oorkut.com, e CEO da Hello Network, www.hello.com.

Seja o primeiro a comentar on "Entrevista Orkut Buyukkokten | Inovação e tendência no Vale do Silício"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*