Estado supre 85% do abastecimento de materiais e medicamentos às unidades de saúde

O governador Marcelo Miranda, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir e comitiva, estiveram durante toda a manhã desta terça-feira, 8, visitando unidades da Secretaria de Estado da Saúde. Como exemplo de locais visitados e vistoriados pelo governador, temos os prédios do Estoque Regulador do Estado, onde ficam armazenados materiais e medicamentos para atender as unidades de saúde. Atualmente, o Estoque Regulador supre 85% de abastecimento de materiais e medicamentos necessários nas unidades hospitalares.

“Nós já estivemos aqui antes e a situação era bem diferente. Agora, o que vemos é resultado do planejamento e do comprometimento de toda a equipe da Saúde. Nos próximos meses, a meta é chegar a 90% de abastecimento e isso é motivo para nos alegrar, porque tudo resulta no bom atendimento ao paciente. Aproveito para convidar as pessoas para virem conhecer o Estoque, saberem como funciona, e verem como a realidade é outra”, disse o governador.

Em 2015, o governador Marcelo Miranda determinou a implantação de um sistema de padronização de medicamentos que, por meio da série histórica do consumo de cada hospital, possibilite a compra correta. O superintendente de Aquisições, Estratégia e Logística da Secretaria de Saúde, Afonso Piva de Santana, destacou o trabalho de reorganização do serviço e informou que a Padronização de Medicamentos da Rede Hospitalar Estadual, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tem reduzido custos na compra de medicamentos e de manutenção, simplificado as rotinas de aquisição e possibilitado maior controle de estoque na Secretaria de Estado da Saúde.

“O nosso principal trabalho foi reorganizar o estoque por endereçamento e adequar a logística. O estoque controla se o hospital está utilizando corretamente os medicamentos por meio de nuvem e ferramentas de informatização. Temos 85% do estoque abastecido e somos referência no que diz respeito ao controle. Todo pedido é feito via sistema, o que garante economia aos cofres públicos e segurança para o paciente”, explicou o superintendente.

Mais 96 leitos

No Hospital Geral de Palmas (HGP), o governador vistoriou as obras do 3º piso onde serão instalados mais 96 leitos de internação e as obras de ampliação de mais quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e dois leitos de UTI Pediátrica. Atualmente, o hospital já dispõe de 26 leitos de UTI adulto e oito pediátricos. A previsão de entrega desta obra é para este semestre.

“Hoje [terça-feira, 8], o governador veio verificar a obra, pois a preocupação constante dele é proporcionar uma saúde digna e mais humanizada para a população, inclusive com boas condições de trabalho para que os profissionais de saúde possam atender melhor. São 96 leitos que serão entregues ainda neste mês e que vão fazer exatamente isso: contribuir para uma saúde mais humanizada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir.

Os novos leitos vão se juntar aos outros 96 leitos que já foram entregues pelo governador no mês de maio. A entrega destes leitos dispostos em 48 enfermarias, de dois leitos, mais confortáveis e com banheiros amplos e adaptados, acolheu os pacientes que antes ficavam no Anexo Provisório do hospital, uma tenda que era utilizada para internação desde o ano de 2013.

Na ocasião, Marcelo Miranda destacou o trabalho que vem sendo feito na Saúde e os avanços que vêm acontecendo na área. “Quem está trabalhando em prol da Saúde merece nosso respeito e admiração. Esses leitos que serão entregues mostram que não estamos acomodados. O secretário Marcos Musafir, médicos, enfermeiros, operários, toda equipe da Saúde, estes que se dedicam no dia a dia têm minha gratidão. As coisas estão acontecendo, temos que melhorar mais, e vamos melhorar! O que vimos hoje é uma prova”, disse.

A promotora de justiça, Maria Roseli Pery, que acompanhou parte da visita no HGP, ressaltou o saldo positivo para a população. “A ampliação do HGP vem não só atender aquilo que é responsabilidade do Estado, de garantir o direito à saúde, mas também, em parte, as demandas judiciais que já existem. O abastecimento de medicamentos já esteve ruim, mas melhorou muito, temos ainda enfrentado algumas situações, mas numa escala bem inferior. A gestão está evoluindo gradativamente, até porque existem medidas que necessitam de médio e longo prazo para que se efetivem em definitivo a garantia do direito a saúde para todos”, destacou.

Vigilância em Saúde do Estado

Durante a manhã, a comitiva também esteve no prédio onde funciona a Vigilância em Saúde, que passou por adequação estrutural. No novo espaço, agora há um mezanino que amplia a área onde estão localizados o Laboratório de Informática e o Núcleo de Informação de Vigilância em Saúde.

“Neste espaço, são trabalhadas as informações de saúde, conseguimos ampliar o acesso dos municípios à informação, e a Secretaria de Saúde consegue monitorar melhor os agravos e trabalhar na prevenção de várias doenças, contribuindo ainda mais para a qualidade de vida da população tocantinense”, disse a diretora estadual de Gestão da Vigilância em Saúde, Luciana Ferreira.

Com a adequação feita no prédio, cada área técnica, agora, fica em um andar específico, o que melhora o fluxo de trabalho e, consequentemente, as condições de trabalho para aperfeiçoamento das ações de saúde.

Seja o primeiro a comentar on "Estado supre 85% do abastecimento de materiais e medicamentos às unidades de saúde"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*