Estudo revela dieta capaz de melhorar a qualidade dos espermatozoides

Diversos estudos analisaram a importância de diferentes alimentos na fertilidade masculina, mas nunca havia sido comparado o impacto dos alimentos combinados na qualidade dos espermatozoides e observado que seus efeitos alcançavam níveis genéticos.

Segundo a pesquisa publicada recentemente na Revista Científica Fertility and Sterility, o impacto positivo de uma dieta saudável influenciou ainda mais os homens que apresentavam uma qualidade dos espermatozoides abaixo da normalidade. “Esta informação é muito importante, pois revela que existe uma margem para melhorar a fertilidade masculina e que cuidar da alimentação é fundamental, mesmo nos casos onde o casal já está em tratamento de reprodução humana, pois a dieta pode aumentar as chances de sucesso do tratamento”, explica Drª Marcia Riboldi, especialista em genética da reprodução humana.

Além de melhorar aspectos quantitativos e de mobilidade dos espermatozoides, foi identificado nos homens que adotaram uma dieta saudável que o nível de fragmentação do DNA espermático também reduziu.

Alterações no DNA espermático podem gerar alterações genéticas que impedem que o óvulo fecundado evolua inviabilizando a gravidez, ou ainda, em caso de gravidez, podem ocasionar abortos, falhas ou inclusive estar relacionado com o desenvolvimento de doenças genéticas.

Os cientistas identificaram que a combinação de frutas, verduras, cereais e azeite de oliva foi a mais efetiva para melhorar, pelo menos em parte, o potencial reprodutivo do homem. “É importante reforçar que a alimentação não irá solucionar todos os problemas sozinha dependendo do caso, mas ainda assim não pode ser desprezada, já que pode ajudar aumentar as chances de gravidez”, conclui Drª Marcia.

Seja o primeiro a comentar on "Estudo revela dieta capaz de melhorar a qualidade dos espermatozoides"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*