“Foi a melhor coisa que aconteceu no bairro”, diz moradora sobre fim de lama e poeira após o Rua Digna

O Governo do Maranhão e a comunidade da Vila São Domingos e do Residencial Santa Bárbara concluíram a pavimentação de vias nos bairros, em São Luís. A obra é parte do Mutirão Rua Digna, idealizado pelo Governo do Estado. A coordenação é da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres). O fim das obras foi celebrado com um evento organizado pela própria comunidade na última quarta-feira (31).

Na Vila São Domingos, foram pavimentadas as ruas Nova e Tancredo Neves. Já no Residencial Santa Bárbara, foram beneficiadas as ruas 1, 2 e 3. As vias nunca haviam recebido qualquer tipo de pavimentação. O calçamento em bloquetes de concreto deu trafegabilidade às ruas, melhorou as condições para o deslocamento dos moradores e transformou as vias, antes cobertas de lama e poeira, em espaço de confraternização e diversão dos moradores no final do dia.

A adesão ao Mutirão Rua Digna foi capitaneada pelas mulheres da comunidade. Maria Santana de Sousa, Maria do Carmo Cantanhede, Graciete de Fátima Marvan Gama, Mayra Ribeiro, Márcia Regina Fonseca e Telma da Rocha Pereira são as seis mulheres integrantes do grupo de 18 pessoas que deu uma cara nova às ruas.

‘Ainda não caiu a ficha’, diz Maria do Carmo.

As obras começaram em setembro do ano passado e foram concluídas nos primeiros dias de janeiro – uma rotina que começava cedo, às 7h30 da manhã, e às vezes seguia até depois das 23h. “A gente parava para almoçar às 11h30, mas quando dava 13h30 já estava todo mundo de volta”, contou Maria do Carmo Rocha Cantanhede, presidente da Associação de Moradores local.

Tanta dedicação rendeu ainda mais frutos do que o esperado. Com organização financeira, a comunidade fez o dinheiro render, de modo que os 472 metros de ruas inicialmente contratados viraram 600 metros, com meio-fio e calçada. Também foi feita uma galeria para o escoamento da água da chuva. Hoje, ela mal consegue acreditar no resultado. “Ainda não caiu a ficha. Aqui era só buraco e lama. Hoje temos ruas dignas graças ao governador Flávio Dino e seus secretários. Esse projeto beneficia não só a minha comunidade, mas São Luís inteira e outras cidades do estado”, comemorou.

Aos 74 anos, Maria Santana de Sousa estava entre as trabalhadoras do local e, mesmo sem poder fazer a parte mais pesada do trabalho, como carregar os pesados blocos de concreto, ela colaborava ajudando a colocar a terra e limpando o trecho pavimentado no final do dia. Hoje, ela comemora o resultado. “Quando chovia, a minha casa alagava e eu tinha certeza de que nesse inverno ela iria cair. Essa obra foi a melhor coisa que já aconteceu no nosso bairro. Não tem nenhuma rua mais bonita que a nossa. Eu tinha vergonha da minha casa, hoje eu sou muito feliz. Flávio Dino é o melhor governador do mundo”, elogiou Maria Santana.

Inauguração

Secretário Julião Amin entrega Rua Digna a moradores.

Na cerimônia organizada pela comunidade para apresentar as novas ruas, o governador Flávio Dino foi representado pelo titular da Setres, Julião Amin. Ele destacou a relevância do Mutirão Rua Digna para as comunidades beneficiadas. “Pela primeira vez, vemos um governador que destina recursos dentro do próprio orçamento do Estado para melhorar a condição de vida das pessoas mais humildes. As comunidades da Vila São Domingos e Residencial Santa Bárbara lutavam havia décadas por essas melhorias e o governador teve sensibilidade para atender a essa reivindicação, dando dignidade às pessoas que aqui residem”, afirmou o secretário.

Raimundo Nonato Andrade Filho, 47, morador da Vila São Domingos há mais de vinte anos, enfatiza o trabalho conjunto de moradores e poder público: “Ainda não tinha visto um projeto bom como esse, que une o governo e a população. Nós trabalhamos juntos e realizamos com as nossas próprias mãos um sonho que é de toda a comunidade. Ficou sem comparação com o que era, jamais imaginei que as ruas iriam ficar tão bonitas assim”.

Saiba mais

Agora, as ruas podem ser aproveitadas pelos moradores.

Criado pelo Governo do Maranhão, o Mutirão Rua Digna é destinado a pavimentar ruas que nunca receberam nenhum tipo de intervenção. Podem aderir associações e organizações da sociedade civil de todos os municípios que integram a ilha de São Luís, além dos 30 que integram o plano Mais IDH.

A comunidade precisa cumprir o projeto e, após a conclusão da obra, tem até 60 dias para prestar contas. A verba custeia o material destinado para a obra, como areia e os blocos de concreto – em sua maioria confeccionado por interno do Complexo Penitenciário de Pedrinhas – e a assistência técnica de um engenheiro civil.

 

Seja o primeiro a comentar on "“Foi a melhor coisa que aconteceu no bairro”, diz moradora sobre fim de lama e poeira após o Rua Digna"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*