Governo de Sergipe detalha operação de resgate de Domingos Montagner

Em coletiva de imprensa, representantes de órgãos estaduais comentaram sobre agilidade no atendimento à ocorrência/ Foto: Jorge Henrique/ASN

Em coletiva de imprensa, representantes de órgãos estaduais comentaram sobre agilidade no atendimento à ocorrência

O trabalho de resgate do ator Domingos Montagner realizado pelo Governo de Sergipe, através de equipes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil, Grupamento Tático Aéreo (GTA), foi detalhado na manhã desta sexta-feira, 16, em coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Na ocasião, declarou-se que a agilidade no atendimento à ocorrência foi fundamental para que o artista fosse encontrado rapidamente no rio São Francisco, local onde ocorreu o afogamento.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dória, explicou que, assim que acionado, houve deslocamento via aeronave para Canindé do São Francisco. Ao chegar ao local, iniciaram as oitivas para identificar o exato local onde Domingos Montagner desapareceu. Ele comenta que as informações que a atriz Camila Pitanga relatou foram fundamentais para especificar a área prioritária de busca, que durou cerca de uma hora.

As características naturais do local dificultaram muito o resgate, porém o trabalho foi feito por uma equipe que conhece a área. Os três mergulhadores, junto com a equipe que se deslocou por terra, têm conhecimento profundo da região. Esse local onde Domingos estava com Camila não é recomendado para banho e não é indicado pelo Corpo de Bombeiros para essa prática, nem para um exímio nadador, pois é de difícil acesso e penetração. É uma área com formação rochosa, correnteza muito forte e profundidade variável”, detalhou Dória.

O comandante do Corpo de Bombeiros acrescentou que, para que fosse realizado o mergulho na área, foi necessário fazer um estaio, ou seja, colocar um peso para criar um cabo guia de modo que os mergulhadores pudessem atuar. Além disso, houve apoio de uma embarcação, na qual um bombeiro fazia o direcionamento dos profissionais que estavam submersos. “O corpo de Domingos foi encontrado uniteralizado, preso entre duas pedras, a 18 metros de profundidade, possivelmente pelo arrasto da correnteza. Estava a cerca de 330 metros de onde ocorreu a ocorrência, que é a menos de dois metros das pedras”.

A área onde Domingos Montagner e Camila Pitanga foram tomar banho, segundo Reginaldo Dórea, possui praticamente formações rochosas, de modo que, para chegar lá, é necessário escalar as pedras ou margear pelo leito do rio. “Não é local para banho, nem para nativos, nem turistas. Essa é uma circunstância que deve ser levada em consideração. Existe área delimitada chamada Prainha, que é propícia e indicada para banho”, ressaltou.

Como procedimento habitual, foi insaturado inquérito para investigação da ocorrência. O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, explica que, no momento, as provas e evidências são coletadas para permitir que, no futuro, caso necessário, se tomem medidas cabíveis. “Não existe nenhum sinal que aponte para responsabilidade criminal de alguém, mas pode ter repercussões de outra natureza”, pontuou.

Identificação

Após o resgate do corpo, o ator foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju, onde as equipes de perícia realizaram todos os procedimentos legais. De acordo com o diretor do órgão, José Aparecido Batista, a causa da morte foi asfixia mecânica em meio líquido, ou seja, afogamento. Ele também conta que houve observação se haveria outra causa, como acometimento de mal súbito ou infarto, mas a hipótese foi descartada. “Trabalhamos com outro médico legista, papiloscopistas, usamos o laboratório e todo aparato do Instituto Médico Legal (IML) para agilizar o processo pericial e diminuir o sofrimento dos familiares”.

O reconhecimento do corpo foi agilizado pelo IML por conta do auxílio do Instituto Nacional de Identificação (INI), que enviou os dados de Domingos. Na ocasião, foi utilizado o método primário de identificação, ou seja, coleta de impressões digitais, que posteriormente foram comparadas e confirmadas com as do INI.

Buscas

O trabalho de buscas pelo ator Domingos Montagner começou nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira, 16, quando foi anunciado o desaparecimento. Na ocasião, foram mobilizados 50 profissionais não só da área de segurança, como de saúde, que levou até Canindé Unidades de Suporte Básico e Avançado.

Seja o primeiro a comentar on "Governo de Sergipe detalha operação de resgate de Domingos Montagner"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*