Informe Epidemiológico aponta sete novos casos prováveis de chikungunya em Sergipe

A atualização revela os dados relacionados aos casos notificados até a Semana Epidemiológica 02/2017, que compreende o período entre 08 e 14 de janeiro

O monitoramento das doenças ocasionadas pelo Aedes aegypti continuam embasando estratégias de enfrentamento contra a dengue, zika vírus, chikungunya e microcefalia, em Sergipe. Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Sala Estadual de Situação e Núcleo Estratégico (Nest), divulga o Informe Epidemiológico Semanal. A atualização revela os dados relacionados aos casos notificados até a Semana Epidemiológica 02/2017, que compreende o período entre 08 e 14 de janeiro.

De acordo com o segundo boletim divulgado este ano, sete novos casos prováveis de chikungunya foram notificados, sendo que um deles foi confirmado. Os registros são das regiões de saúde de Aracaju, Itabaiana e Lagarto. Desde o início das notificações em 2016, foram notificados 8.329 casos da doença, destes, 6.262 foram confirmados. “O número é expressivo. Por isso, precisamos nos manter vigilantes especialmente durante este verão e adotar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença”, destacou a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá.

Em relação à dengue, este ano já foram notificados 10 casos prováveis, sem confirmação da doença até o momento. No entanto, desde 2016 até a semana epidemiológica 02/2017, foram 3.525 casos prováveis notificados em 72 municípios. Dos casos notificados, 1.908 foram confirmados.

Zika e microcefalia

O novo Boletim Epidemiológico aponta dois novos casos prováveis de microcefalia, em relação ao informe anterior (nº 01 da semana epidemiológica 01/2017). De acordo com o documento, um dos casos tem origem no município de Riachão do Dantas e outro em Nossa Senhora da Glória.

Segundo o documento, desde a implantação da notificação compulsória dos casos de microcefalia até a semana epidemiológica 02/2017, foram notificados 272 casos no estado de Sergipe. Os casos notificados estão distribuídos em 56 municípios, sendo que 60 casos se encontram em processo de investigação, 128 foram confirmados e 84 estão descartados.

No que se refere ao zika vírus, até a semana epidemiológica 02/2017, em Sergipe, foram notificados 220 casos prováveis, distribuídos em 26 municípios. Dos casos notificados, 30 foram confirmados. “Não tivemos registros de casos novos de zika na Semana Epidemiológica nº 02/2017, até o momento”, concluiu Sidney Sá.

Seja o primeiro a comentar on "Informe Epidemiológico aponta sete novos casos prováveis de chikungunya em Sergipe"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*