Ministério da Saúde aposta em carreta tecnológica para informar à população sobre o mosquito Aedes Aegypti

Vídeos e telas interativas ensinarão a população do Nordeste sobre a reprodução e tipos de foco dos mosquitos.

O Ministério da Saúde não poupa esforços para conscientizar a população sobre os perigos do mosquito Aedes Aegypti, agente condutor de doenças como a Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. Com o objetivo de levar informações de forma acessível e divertida, o chamado Circuito Interativo de Combate ao Mosquito irá percorrer mais de 4.300 km, saindo de Brasília e passando por três capitais praianas do Nordeste, alertando a todos sobre o combate ao mosquito. A ideia foi idealizada pela agência de publicidade brasiliense Fields360 e está sendo produzida pela Formiga Design.

A região foi escolhida porque, segundo pesquisa publicada pelo próprio Ministério da Saúde, quase 20% de seus municípios estão em estado de risco, outros 43% estão em alerta e apenas 36% se encontram em situação satisfatória. Além disso, 2/3 dos focos de criadouro do mosquito Aedes Aegypti estão em domicílios – mais um motivo para levar a informação diretamente para a população.

A primeira etapa do Circuito é a Casa Cenográfica, onde telas de LED mostrarão mensagens educativas e histórias baseadas em relatos reais. Telas touch screen trarão mais informações sobre os sintomas e os tratamentos das doenças transmitidas pelo mosquito. O último ambiente terá uma tela com foto touch, na qual a pessoa registra sua presença e pode enviar a imagem por e-mail.

Na etapa seguinte, um tapete interativo irá levar o participante a situações onde ele irá se deparar com possíveis focos do mosquito, em uma casa virtual projetada em um painel. Conforme o participante escolhe no tapete uma das várias situações de foco, este será destacado no painel e serão apresentadas informações sobre como eliminá-lo da melhor maneira.

Toda a ação será filmada e, no final, um videocase será produzido e veiculado na internet, atingindo e conscientizando ainda mais pessoas.

“Além de alcançarmos a população em geral através de meios tradicionais, é necessário levar essas informações de forma lúdica e tecnológica, para garantirmos o maior engajamento possível com as pessoas dessas cidades”, diz Ruskaya Zanini, da agência Fields360, que assina a campanha do Ministério da Saúde.

O caminhão deve percorrer, no total, 4.400 km, desde a saída de Brasília até sua volta, no dia 10 de fevereiro. A campanha já passou por Salvador, na Bahia. E a partir de 26 a 28 de janeiro vai para Aracaju, em Sergipe. O último endereço é Recife, capital de Pernambuco, onde permanece nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, completando sua missão de levar informações sobre o Aedes Aegypti à população nordestina.

FICHA TÉCNICA

Boiler/Ficha Técnica

Agência: Fields360

Cliente: Ministério da Saúde

Produto: PUP

CEO: Sidney Campos

Diretora de Operações: Ruskaya Zanini

Vice-Presidente de Criação: Thiago Reis

Direção de Criação: Juan Sales

Planejamento: Thiago Reis e Marina Ferigolo

Redação: Hayre Borges, Camila Oliveira, Bárbara Rocha e Rogério Chetto

Direção de Arte: Athos Bernardo, André Garcia, Dudu Marcel, Rafael Lima, Lucas Husni e Homero Baroni

Arte-Final: Márcio Kaloy e Rafael Oliveira

Diretora de Mídia: Adriana Lopes

Mídia: Raquel Noura, Marco Marques, Bárbara Marques e Daílson Santos

Diretora de Produção: Ozana Andrade

Produção: Filipe Campos e Rodrigo Cavalcante

Diretora de Atendimento: Viviane Miranda

Atendimento: Ângelo Campos e Raquel Monzu

Aprovação: Luiz Fernando Rila, Levi Narciso, Juliana Vieira e Marina Morais

Produtora: Formiga Design
Atendimento: Álvaro Maciel
Diretor: Eugênio Cardoso
Diretor de Fotografia: Daniel Alves Ferreira
Diretoria Executiva: Breno Cadavid
Câmera: Daniel Alves Ferreira
Direção de Arte: Renato Xavier
Coordenação de Produção: Paulo Victor Jabour
Diretoria de Produção: Paulo Victor Jabour
Assistente de Produção 1: Wendel Nunes
Assistente de Produção 2: Ivancleriston Xavier
Editor: Rodrigo Cardoso
Trilha e Mixagem de Som: Solo Produções

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