Naturatins e parceiros discutem força-tarefa para reduzir queimadas no Estado

Na tarde dessa segunda-feira, 31, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) estiveram no 22º Batalhão de Infantaria, localizado em Palmas, onde se reuniram com representantes do Exército, da Defesa Civil do Tocantins e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Na pauta do encontro, foram discutidas as medidas determinadas pelo Governo do Tocantins referentes à força-tarefa que tem como objetivo reduzir os índices de queimadas no Estado.

O vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, apresentou as estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais desenvolvidas pelo Instituto para este período de estiagem. Com destaque para as Unidades de Conservação (UCs), ele ressaltou a contratação de brigadistas e a implantação do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

A secretária da Semarh, Meire Carreira, reassaltou que, atualmente, por meio de tecnologia de satélite, é possível identificar os proprietários de terras que estão queimando, após a emissão da portaria do Naturatins que suspende a queima e a autorização de queimadas controladas no Estado. “Essa reunião nos trouxe a expectativa de ter uma força-tarefa integrada, para que a gente possa realizar ações como a prevenção das queimadas, como também vir a ter resultados mais efetivos”, considerou.

Compartilhando com a secretária da Semarh, Edson Cabral acredita que a integração entre as instituições poderá resultar em efetivas ações repressivas aos possíveis infratores. “Estamos sensibilizando o produtor rural, depois disso, o infrator que estiver praticando algum crime ambiental será notificado e posteriormente penalizado”, frisou.

O major Diógenes, diretor executivo da Defesa Civil, destacou os 10 municípios que estão no ranking das queimadas, e confirmou que a instituição contribuirá para alcançar um único objetivo: reduzir os incêndios florestais. “Desde o mês de maio, estamos apoiando a prevenção e o combate aos incêndios florestais nos municípios. Essa força-tarefa só vem engrandecer o nosso trabalho, assim também como dos nossos parceiros, que são os órgãos ligados ao meio ambiente e ao Exército Brasileiro”, ressaltou.

Na visão do presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), existe uma grande expectativa sobre as medidas apresentadas. Para o gestor, somente unindo esforços do governo federal, por meio do Exército Brasileiro, que tem muita experiência na defesa do meio ambiente, no respeito à legislação ambiental e à pátria; dos órgãos estaduais como Semarh, o Naturatins, a Defesa Social, e com a participação dos municípios, é que será possível construir mecanismos capazes de combater as queimadas descontroladas, que tanto afetam o meio ambiente e a sociedade. “Para isso, estamos trabalhando de forma integrada para o bem-estar da sociedade, além de respeitar o meio ambiente”, explicou.

O tenente-coronel Athos enfatizou que a reunião tratou sobre a força-tarefa recomendada pelo governador, Marcelo Miranda, no último dia 6 de julho, onde participaram todos os órgãos que podem colaborar no trabalho. “Neste encontro, ocorreu um estreitamento maior dos laços e trocamos informações e ideias para que possamos buscar ações efetivas, principalmente de prevenção às queimadas. Por meio da solicitação do Governo do Estado ao Exército, o batalhão poderá participar mais ativamente destas campanhas”, sinalizou.

Seja o primeiro a comentar on "Naturatins e parceiros discutem força-tarefa para reduzir queimadas no Estado"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*