Novo Nordisk lança Saxenda™ (liraglutida 3 mg) para tratamento da obesidade

O medicamento, que é o primeiro para tratamento da obesidade aprovado nos últimos 16 anos, começa a ser comercializado no Brasil

A Novo Nordisk, empresa global de saúde com mais de 90 anos de inovação e liderança no tratamento do diabetes, anuncia a chegada de Saxenda™ (liraglutida 3 mg) ao mercado brasileiro. O medicamento foi aprovado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária para controle de peso em adultos em complemento a uma dieta com redução calórica e aumento da atividade física. Saxenda™ é o primeiro análogo do hormônio natural GLP-1 aprovado para o tratamento da obesidade no Brasil.

A liraglutida age no organismo da mesma forma que o GLP-1 natural, hormônio produzido e secretado pelo intestino após a ingestão de alimentos.1 Saxenda™ ativa áreas específicas no cérebro envolvidas na regulação do apetite, diminuindo a fome e aumentando as sensações de plenitude e saciedade.1-2

De acordo com Rocio Riatto Della Coletta, Gerente Médica de Obesidade da Novo Nordisk, a chegada de Saxenda™ ao mercado representa uma inovação no tratamento da obesidade no país – que, de acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, já conta com mais da metade (56,9%) da população acima do peso – destes, 20,8 % com obesidade.3 A obesidade está associada a vários problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doença cardiovascular, hipertensão, apneia do sono e até mesmo certos tipos de câncer.4-8 ”Vivemos uma epidemia do excesso de peso, por isso quanto mais opções terapêuticas estiverem disponíveis, melhor para o paciente”.

A médica destaca, também, que a segurança e eficácia da liraglutida 3.0 mg no controle do peso foram confirmadas no estudo SCALE™ (Satiety and Clinical Adiposity — Liraglutide Evidence in Nondiabetic and Diabetic Individuals, em inglês), o maior programa clínico sobre obesidade já realizado no mundo. “Os pacientes que concluíram o estudo apresentaram uma perda de peso média de 9%, além de uma redução média de 8,2 cm na circunferência abdominal. Houve também melhora significativa nos fatores de risco cardiometabólicos e na saúde física geral determinadas por melhoras na funcionalidade física.”9-12 O programa clínico SCALE™ envolveu mais de cinco mil adultos13 (com aproximadamente 100 brasileiros) de 191 centros de pesquisa dos cinco continentes.

Saxenda™ é indicado em associação a uma dieta hipocalórica e aumento do exercício físico para controle crônico de peso em adultos com Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 kg/m² (obeso) ou a partir de 27 kg/m² (sobrepeso) na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, como disglicemia (pré-diabetes e diabetes mellitus tipo 2), hipertensão arterial, dislipidemia (excesso de lipídios no sangue) ou apneia obstrutiva do sono. Saxenda™ será comercializado em um sistema de aplicação (caneta) ajustável que libera doses de 0,6 mg, 1,2 mg, 1,8mg, 2,4 mg e 3,0 mg e com preço que varia de R$ 668,22 a R$ 742,94 (por caixa, com três canetas cada).

“Obesidade é o que você não vê”

A obesidade é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica que necessita de tratamento de longo prazo. De acordo com a OMS, a prevalência global da obesidade cresceu de forma significativa nos últimos 30 anos e atingiu proporções de epidemia, com mais de 1.9 bilhão de adultos com sobrepeso em todo o mundo.14 A campanha “Obesidade é o que você não vê” foi criada com o objetivo de chamar atenção às questões relacionadas à obesidade e aos impactos na saúde causados pelo excesso de peso. De acordo com a Dra. Cintia Cercato, endocrinologista e presidente da ABESO, apoiadora da campanha, a conscientização é fundamental para combater o problema. “Essa é uma campanha de promoção à saúde. É preciso que as pessoas passem a enxergar a obesidade como uma doença e não como uma escolha individual”, afirma. Para saber mais sobre a campanha, acesse www.saudenaosepesa.com.br.

Seja o primeiro a comentar on "Novo Nordisk lança Saxenda™ (liraglutida 3 mg) para tratamento da obesidade"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*