Números apresentados pelo IEMA mostram resultados positivos alcançados pelo Instituto em 2017

Por meio de coletiva de imprensa, o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) apresentou na quarta-feira (13) os resultados obtidos pelo modelo pedagógico do Instituto em 2017. A coletiva de imprensa, mediada pelo reitor do IEMA, Jhonatan Almada, teve como principal objetivo prestar esclarecimentos sobre os números alcançados na educação e objetivos previstos para o Instituto em 2018.

Almada revelou que as unidades plenas de ensino médio técnico e educação profissional e tecnológica em tempo integral nos municípios de Axixá, Bacabeira Coroatá, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, São Luís e Timon chegam ao fim do ano letivo com 95% de aprovação, 98% de frequência escolar e somente 2% de evasão em 2017. Em relação à educação profissional continuada, o IEMA encerra o ano com 13 unidades vocacionais e presença em 50 polos onde os municípios são parceiros, promovendo em 70 cidades um ensino técnico profissionalizante de qualidade.

De acordo com o reitor, a estimativa é que o Instituto chegue em 2018 a mais 100 municípios com cursos presenciais, conforme o arranjo produtivo. Almada acrescenta que o objetivo é democratizar e variar a oferta de educação profissional e tecnológica, a exemplo dos investimentos nos cursos experimentais de informática biomédica, equipamentos biomédicos e recursos pesqueiros. “Ao todo, o IEMA já contabiliza 55 cursos de educação profissional técnica de nível médio e Formação Inicial Continuada (FIC), com mais de 13,5 mil estudantes capacitados somente em 2017”, afirmou.

Neste ano foram oferecidas 10,8 mil vagas de cursos de educação profissional. Somadas às ofertadas no segundo semestre de 2016 (número superior a 2,5 mil vagas), o IEMA contabiliza mais de 13,5 mil estudantes capacitados. Uma análise do perfil dos estudantes mostra que 43,3% dos participantes da Rede IEMA são alunos de ensino médio, 38,5% pessoas desempregadas em busca de profissionalização e 35,5% são pessoas empregas, mas que estão à procura de especialização na área de atuação.

Outros dados importantes revelados pelo reitor durante a coletiva mostram que o IEMA adquiriu mais 27,3 mil livros para a Rede de Bibliotecas Bandeira Tribuzzi, fez 16,9 mil atendimentos e ações na área de educação e saúde e levou sete estudantes para o exterior, onde puderam vivenciar o ensino médio em países como a Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Argentina através do programa IEMA no Mundo.

Dentre as conquistas do Instituto que foram evidenciadas pelo reitor estão o primeiro lugar em cinco modalidades e o segundo lugar em duas modalidades na final nacional do Torneio Juvenil de Robótica -TJR; o vice-campeão na XII Jornada Brasileira de Foguetes; a medalha de Bronze e Menção Honrosa na Olimpíada Maranhense de Química -OMQ; o primeiro, segundo e terceiro lugares na Mostra Acadêmico-científica em Ciências Biológicas – MACCBIO da UEMA.

Ainda estão entre as conquistas do Institutos medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA; vice-campeão do Torneio Brasileiro de Robótica na categoria sênior; medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia – OBG; Melhor Equipe Estrangeira na RoboParty (Portugal); campeão geral do Torneio Internacional de Robótica – ITR; primeiro, segundo e terceiro lugares na Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa estadual; medalha de Ouro Taekwondo nos Jogos Escolares Maranhenses; medalha de bronze e prata futebol etapa metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses; medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras; e, por fim, na Semana de Ciência e Tecnologia no Maranhão conseguiu 14 premiações na categoria Pôster e Mostra Científica.

Como destaque das ações na educação do IEMA, foram citadas Michel Arcângelo, aluno de agropecuária da UP de Pindaré-Mirim, campeão na Olimpíada Internacional de Robótica; Franciele Lima, estudante de administração do UP de Bacabeira, reitora por um dia na comemoração do Dia Internacional da Menina; e Cícero Henrique, aluno de Informática Biomédica da UP de Timon, medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras.

Complementando o histórico de conquistas, o pró-reitor de Ensino, Dário Soares, afirmou que “são conquistas bastantes significativas. Estamos há pouco tempo no Maranhão ofertando educação integral, são apenas dois anos, porém temos conquistas significativas em olimpíadas do conhecimento. Essas vitórias estão incentivando a equipe IEMA na criação de núcleos que trabalham todas as áreas de conhecimento para que possamos levar o nome do Maranhão para todos os cantos como educação pública de ponta”.

Geração 21

Em 2018, a equipe IEMA pretende, através do projeto Geração 21, melhorar o nível de proficiência em português, matemática e inglês dos estudantes de ensino integrado por meio das oficinas Gonçalves Dias de Língua Portuguesa, Souzinha de Matemática e Jane Austen de Língua Inglesa. Estudos intensivas aos sábados, vivência profissional, estágios, residência pedagógica internacional. Para a educação profissional continuada a expectativa é aumentar o número de unidades vocacionais em diversos municípios do estado.

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