OPINIÃO | Eleição de comissões da Câmara movimenta os bastidores políticos


O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) perdeu a eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Legislativa. A derrota mostrou uma nova face do Buriti. Foi montado um rolo compressor para dar o troco nos deputados distritais. O novo campo de batalha é a escolha dos integrantes das comissões permanentes do Legislativo.

Rollemberg não está disposto a sofrer uma nova derrota. Para isso, adotou uma estratégia mais agressiva. Sem dó, nem piedade. Claro que é um tipo de política que dá resultados, e traz futuras consequências.

A mão forte do Estado vem funcionando. Os parlamentares estão sendo enquadrados. Quem se rebela sofre todo tipo de retaliação. Assim o governador conseguirá uma senhora vitória na Câmara Legislativa. O bloco já soma 14 deputados e tem folga para eleger todos os presidentes de comissões.

Entre as movimentações, a vinda do deputado Cristiano Araújo (PSD) para a base do governo. E o inferno astral da deputada Sandra Faraj (Solidariedade).

O PSD de Cristiano fechou com o Buriti. Vai manter os cargos que o partido já possui e o parlamentar deve ganhar mais alguns, que virá através de administrações regionais. Na política não existe surpresas. Basta olhar que o deputado Bispo Renato (PR) também está no grupo do governador. Buriti joga uma bóia de salvação.

O bispo foi nos primeiros dois anos uma das principais vozes de oposição ao governo. Não existe surpresa, o que há é negociação bem feita ou ameaça contundente.

Sandra Faraj é uma das vítimas das articulações de bastidores. Ela e o governador já fecharam um acordo. Olhando sem muita atenção, parece que o tiroteio contra ela vem de todo lado: da oposição aos aliados, com uma mãozinha da imprensa. Mas tudo está bem articulado. A deputada sofre retaliação por suas posições.

Sem entrar no mérito do que vem sendo publicado, o jogo contra ela é o mais pesado possível. E seus adversários não irão levar em conta se ela está em uma gravidez de risco.

Não existe nessa movimentação nem razão, e tampouco emoção, existem fins e os mais condenáveis meios. E a sempre e velha política.

Seja o primeiro a comentar on "OPINIÃO | Eleição de comissões da Câmara movimenta os bastidores políticos"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*