OPINIÃO | PPS se posiciona e dá a largada para as eleições de 2018


A declaração pública de que o PPS é oposição ao governo Rodrigo Rollemberg não trouxe novidade. Na prática, isso já vinha acontecendo. A coletiva de imprensa serviu para ratificar a posição do partido.

Nas entrelinhas, o PPS mostrou que está organizado, unido e mira 2018. O PPS quer ter candidato. Ou compor a coligação vencedora.

As perguntas dos jornalistas eram mais voltadas para as eleições do próximo ano, do que para o momento atual. A mesa formada para o anúncio foi carregada de simbolismo. O senador e ex-governador Cristovam Buarque, maior liderança do partido, estava lá, assim como o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), o vice-presidente da Casa, Wellington Luiz (PMDB), e na parte final, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB).

O PPS tem dois deputados, Raimundo Ribeiro e Celina Leão, que reforçaram a posição do partido. O presidente da legenda, Chico Andrade, completou a mesa.

Estrategicamente, Raimundo Ribeiro foi o primeiro a usar a palavra. Com uma fala equilibrada, fez duras críticas ao governo, mas sem partir para o discurso pequeno de oposição por oposição.

Mostrou erros do Buriti e lembrou que é preciso ser construído um projeto que envolva lideranças que pensem antes de tudo no Distrito Federal. E que isso só pode ser feito através da humildade na política.

Cristovam completou as palavras de Raimundo. Afirmou que o PPS tem pressa em construir as alianças para 2018. Elogiou o senador Reguffe (sem partido) e disse que ele poderia um bom militante da legenda para a eleição e que o ex-vice-governador Tadeu Filippelli precisa construir uma face mais progressista para agregar apoio. E deixou claro que a posição do PPS não é de oposição ao partido, mas sim o governo que, segundo ele, não busca o diálogo.

O posicionamento coloca o PPS no jogo. Dá protagonismo a legenda. E preocupa o Buriti. E tem motivos para isso. O grupo político que está se aglutinando é aquele que sempre esteve do lado de Rollemberg. Para 2018, o governador terá que procurar novas parcerias. Artigo raro hoje no mercado político.

Seja o primeiro a comentar on "OPINIÃO | PPS se posiciona e dá a largada para as eleições de 2018"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*