Pais, alunos e gestores das Escolas em Tempo Integral recebem acompanhamento especializado

Capacitação aborda guia de aprendizagem, práticas experimentais e orientações pedagógicas
Programação de acolhimento e boas-vindas envolve gestores e comunidade no início do ano letivo

 

O início do ano letivo nas Escolas em Tempo Integral (ETIs), em 3 de abril, será marcado por capacitação e acolhimento. As equipes escolares que atuarão nas unidades com o modelo de ensino inovador participarão de um curso de capacitação. O encontro será realizado de 27 a 31 de março no Centro Integrado de Formação Profissional em Pesca e Aquicultura do Amapá (Cifpa), em Santana.

O curso de Formação Inicial das Equipes Escolares das ETIs será dedicado a diretores e adjuntos, coordenador pedagógico, professores de sala ambiente e professores da Base Nacional que atuarão com as turmas de 1ª série do Ensino Médio das oito unidades que adotaram esta metodologia. A equipe de implantação também participará.

A capacitação contará com estudos do Caderno de Formação sobre a metodologia pedagógica e de gestão que será adotada nas escolas. Serão trabalhados o Projeto de Vida, estudo orientado, avaliações diagnósticas, guia de aprendizagem, práticas experimentais, entre outros. O curso será realizado em cooperação entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Instituto Natura, Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e Instituto Sonho Grande.

Nos primeiros dias de aula, 3 e 4 de abril, os estudantes de Macapá e Santana serão recebidos com uma programação de acolhimento com atividades diversificadas. Os pais e responsáveis pelos alunos também receberão atendimento especial. No dia 3, as aulas iniciam excepcionalmente às 13h20. Já a partir do dia 4, será de 7h30 as 17h, ambos somente para os alunos da 1ª série do Ensino Médio. As aulas para as demais séries iniciam em 5 de abril.

A programação contará com a participação de 45 estudantes do Ginásio Pernambucano, de Pernambuco. A unidade é a primeira escola que adotou o modelo de ensino integral no Brasil. Eles vão compartilhar com os alunos amapaenses as experiências e os benefícios da Escola em Tempo Integral como desenvolvimento intelectual e social.

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