Plano Agro + garante menos burocracia ao Agronegócio no Tocantins

Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou na quarta-feira, 24, o Plano Agro +, um pacote de 69 medidas destinadas a modernizar e desburocratizar normas e processos do Ministério da Agricultura. A convite do presidente interino, Michel Temer, o governador Marcelo Miranda participou do evento de lançamento que aconteceu no Palácio do Planalto e contou com a presença dos principais representantes do agronegócio brasileiro.

“Ao modernizar os processos, o Ministério da Agricultura dá um grande passo em direção ao desenvolvimento do agronegócio nacional. O empresário do setor precisa ter os governos federal e estadual como parceiros, facilitadores e acima de tudo, incentivadores de seus negócios. Acreditamos que o Tocantins, como um dos estados de grande participação no agronegócio nacional, certamente será muito beneficiado”, destacou o governador Marcelo Miranda.

Os principais obstáculos burocráticos existentes no Mapa foram identificados por um grupo de trabalho que analisou 315 demandas do setor produtivo e estabeleceram 69 medidas para implantar nesta primeira fase do Agro +. As medidas atendem as reivindicações de 88 entidades representativas do agronegócio brasileiro. “Queremos um Brasil mais simples para quem produz e mais forte para competir”, destacou ministro da Agricultura, Blairo Maggi, usando o slogan do plano para reforçar o propósito do governo federal.

Com a eliminação desses entraves, o setor privado e o governo devem ter um ganho de eficiência estimado em R$ 1 bilhão ao ano. Esse valor representa 0,2% do faturamento anual do agronegócio brasileiro, calculado em cerca de R$ 500 bilhões.

O Mapa também vai estabelecer cooperação com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para desenvolver ferramentas capazes de agilizar a troca de informações entre as autoridades sanitárias e os países importadores do agronegócio brasileiro. Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, as medidas, elaboradas com apoio do corpo técnico, permitirão a racionalização dos recursos financeiros e humanos da Secretaria de Defesa Agropecuária, oferecendo maior agilidade ao setor produtivo.

Seja o primeiro a comentar on "Plano Agro + garante menos burocracia ao Agronegócio no Tocantins"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*