Presidente do FNDE firma novas parcerias para o desenvolvimento da educação no Nordeste

Em Recife, Carlos Alberto Decotelli assinou Termo de Cooperação Técnica pelo desenvolvimento da educação no Nordeste e o protocolo de criação do Núcleo de Design e Sustentabilidade-Nordeste

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Aberto Decotelli, consolidou duas importantes iniciativas para o desenvolvimento da educação na região do Nordeste brasileiro. Na segunda-feira, 25, em Recife, foi assinado o termo de cooperação técnica pelo desenvolvimento da educação no Nordeste, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o IBGE, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Nesta terça-feira, 26, Decotelli assinou o protocolo para criação do Núcleo de Design e Sustentabilidade-Nordeste, também em parceria com a Fundaj.

De acordo com Decotelli, a parceria com essas instituições vai fortalecer a atuação do FNDE e do Ministério da Educação na região. “Quem melhor conhece a realidade do Nordeste? Não seremos nós, de Brasília, que vamos opinar o que melhor fazer”, disse o presidente, destacando que o acordo permitirá que se tenha condição de realizar reuniões, coordenações, estudos, pesquisas e novas ajudas das instituições que irão agregar a parceria.

O presidente do FNDE explicou, ainda, que a principal finalidade das reuniões em ​Recife foi a estruturação operacional para que a Fundaj e o FNDE trabalhem juntos consolidando na estratégia geral do MEC a maximização das pesquisas sobre as necessidades do Nordeste. O objetivo é adequar as informações levantadas aos projetos de editais para construção de escolas, bem como trabalhar cientificamente para que a Fundaj auxilie o FNDE na formação de um quadro crítico permanente de discussões. “A fundação Joaquim Nabuco será o ponto de apoio para o FNDE atuar no projeto FNDE Mais Brasil”, disse Decotelli, afirmando, ainda, que o FNDE terá um escritório na Fundaj para atender toda a região do Nordeste.

Segundo o presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Alfredo Bertini, o FNDE é a instituição que mais se aproxima da Fundaj na aplicação de recursos, em questões de informação, monitoramento e da avaliação de políticas. “Vamos dar uma espécie de consultoria para o FNDE, nos colocando a disposição como escola de governo para ajudar nesse preparo e na qualificação dos municípios nordestinos,” afirmou.

A reunião para assinatura do Termo de Cooperação Técnica pelo desenvolvimento da educação no Nordeste contou, ainda, com a participação dos diretores da casa de Pesquisas Sociais, Carlos Osório, e de Formação Profissional e Inovação, Robson Silva; os representantes da Sudene, Albertina de Souza e Amauri Nascimento; o Superintendente e o Gerente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Ernesto Cruz e Ronald Silva; e a Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura do IBGE, Cristina Neves.

Núcleo de Design e Sustentabilidade-Nordeste

O protocolo para criação do Núcleo de Design e Sustentabilidade-Nordeste contempla as seguintes inciativas:

  • Constituição do Núcleo para os projetos educacionais do FNDE no ambiente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj);
  • Estruturação do Modus Operandi do Programa FNDE em Ação – Mais Brasil, em atendimento permanente para a região Nordeste, utilizando agendamentos presenciais e tecnológicos de Educação a Distância (EAD) acessíveis para os gestores estratégicos das finanças públicas para a educação;
  • Adequação e integração das instalações da Fundaj para o diálogo permanente na forma de mutirões didático-pedagógicos entre os prefeitos e os técnicos vinculados às responsabilidades de prestações de contas, com foco voltado para a efetividade no uso de dinheiro público para a educação;
  • Operacionalização da Ouvidoria FNDE, com extensão às demandas da região Nordeste, a partir de um suporte institucional da Fundaj;
  • Utilização ampla dos recursos audiovisuais da Fundaj para a produção de conteúdos necessários ao projeto de certificação profissional dos gestores municipais em todo o Brasil.

Seja o primeiro a comentar on "Presidente do FNDE firma novas parcerias para o desenvolvimento da educação no Nordeste"

Faça um Comentário

Seu endereço de email não será mostrado.


*